Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Patrício José Félix da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC), se trata de uma revisão sistemática da literatura com tema central, o Ensino de Matemática para Estudantes Autistas. Nós buscamos contribuir no contexto da literatura de estudos sobre educação inclusiva, autismo e ensino de Matemática, onde tivemos como objetivo geral identificar e analisar de forma crítico-reflexiva como vem se apresentando as propostas metodológicas de Ensino da Matemática para estudantes autistas. Para isso, realizamos uma ação exploratória no portal de periódicos da CAPES utilizando os seguintes critérios de escolha e exclusão: 1- Somente artigos de periódicos nacionais; 2- Data de publicação entre 2018 e 2022 e 3- Que em seu resumo estivesse explicito que foi desenvolvida alguma perspectiva metodológica em Matemática voltada para estudantes autistas. Artigos de revisão bibliográfica, como revisão sistemática ou de literatura, foram excluídos da nossa escolha. Usamos as palavras-chave: “Ensino de Matemática e Autismo”; “Ensino de Matemática para estudantes Autistas” e “Ensino de Matemática e TEA”, o resultado, em números de artigos, respectivamente foi, 17, 11 e 14, sendo que os 11 e 14 estavam incluídos nos 17. A partir dos critérios obtivemos 07 (sete) artigos, um de 2018, dois de 2019, um de 2020, dois de 2021 e um de 2022, que após nossas análises classificamos em: C1- Estudos Relativos a Concepções Docentes - A4 e A6, C2 – Estudos com Atividades Práticas com Estudantes Autistas - A1, A2 e A3 e A5 e C3 – Estudos com foco na compreensão das especificidades para promoção da inclusão dos estudantes autistas - A7. A partir da nossa revisão sistemática foi possível apresentar um panorama dessas perspectivas, que se configuram atualmente em diferentes focos, contudo obtivemos os seguintes: foco em investigar práticas pedagógicas, crenças epistemológicas, ações metodológicas e outros elementos mais direcionados ao exercício da docência em contextos de educação inclusiva relacionados aos estudantes autistas; foco na busca em investigar processos de aprendizagens dos estudantes autistas, sejam com metodologias com recursos tecnológicos ou com atividades tipo testes experimentais que deram condições de refletir em possíveis atividades com eficácia para a variedade de estudantes no espectro autista e; foco em problematizar um contexto de inclusão a partir de discussões de políticas públicas, avaliações oficiais, relações extrassala e extraescolar com participação das famílias no processo de aprendizagem e inclusão necessária. Apesar de percebemos uma grande lacuna nos estudos sobre Ensino de Matemática para estudantes autistas, esperamos que com este TCC possamos ter contribuído na complexidade que é o universo dos estudantes com TEA, pois, sabemos que não é algo tão simples desenvolver métodos eficientes, pelo fato de cada um ser único e só a convivência em sala de aula pode possibilitar condições de encontrar caminhos de ensino que possa auxiliá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino de matemática para estudantes autistas: uma revisão sistemática da literatura (2018-2022).pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractThis course completion work (TCC) is a systematic review of the literature with a central theme, Teaching Mathematics for Autistic Students. We seek to contribute in the context of the literature of studies on inclusive education, autism and Mathematics teaching, where our general objective was to identify and analyze in a critical-reflective way how the methodological proposals for Mathematics Teaching for autistic students have been presented. For this, we carried out an exploratory action on the CAPES journal portal using the following selection and exclusion criteria: 1- Only articles from national journals; 2- Publication date between 2018 and 2022 and 3- That in its summary it was explicit that some methodological perspective was developed in Mathematics aimed at autistic students. Literature review articles, such as systematic or literature reviews, were excluded from our choice. We used the keywords: “Teaching Mathematics and Autism”; “Teaching Mathematics for Autistic Students” and “Teaching Mathematics and TEA”, the result, in number of articles, respectively, was 17, 11 and 14, with 11 and 14 being included in the 17. 07 (seven) articles, one from 2018, two from 2019, one from 2020, two from 2021 and one from 2022, which after our analysis we classified into: C1- Studies Relative to Teaching Concepts - A4 and A6, C2 - Studies with Activities Practices with Autistic Students - A1, A2 and A3 and A5 and C3 - Studies focused on understanding the specificities to promote the inclusion of autistic students - A7. From our systematic review it was possible to present an overview of these perspectives, which are currently configured in different foci, however we obtained the following: focus on investigating pedagogical practices, epistemological beliefs, methodological actions and other elements more directed to the exercise of teaching in contexts of inclusive education related to autistic students; focus on seeking to investigate learning processes of autistic students, whether with methodologies with technological resources or with activities such as experimental tests that gave conditions to reflect on possible activities effectively for the variety of students on the autistic spectrum and; focus on problematizing a context of inclusion based on discussions of public policies, official evaluations, extracurricular and extracurricular relationships with the participation of families in the learning process and necessary inclusion. Although we noticed a large gap in studies on Mathematics Teaching for autistic students, we hope that with this TCC we may have contributed to the complexity that is the universe of students with ASD, because we know that it is not so simple to develop efficient methods, due to the fact of each being unique and only living together in the classroom can enable conditions to find ways of teaching that can help them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30349-
dc.date.accessioned2023-06-21T21:22:46Z-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2023-06-21T21:22:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutistas – ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectAutistic – mathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Willyane Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching to autistic students: a systematic literature review (2018-2022).pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Willyane Gonçalves. Ensino de matemática para estudantes autistas: uma revisão sistemática da literatura (2018-2022). 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30349pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILLYANE GONÇALVES OLIVEIRA - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfWillyane Gonçalves Oliveira - TCC Educação do Campo CDSA 2023704.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.