Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
Title: Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
Other Titles: Application of concepts and tools to the management of service operations: case study of a company focused on the third-country market.
???metadata.dc.creator???: SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
AUGUST, Stephan.
Keywords: Gestão de operações e serviços;Mercado de terceira idade - empresa;Gestão de serviços;Serviços para terceira idade;Terceira idade - serviços;Sistema de serviços;Estudo de caso;Gestión de operaciones y servicios;Gestión de servicios;Terceira idade - servicios;Sistema de servicios;Estudio de caso;Gestion des opérations et des services;Marché du troisième âge - entreprise;La gestion des services;Services aux personnes âgées;Personnes âgées - services;Système de services;Étude de cas
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização.
Keywords: Gestão de operações e serviços
Mercado de terceira idade - empresa
Gestão de serviços
Serviços para terceira idade
Terceira idade - serviços
Sistema de serviços
Estudo de caso
Gestión de operaciones y servicios
Gestión de servicios
Terceira idade - servicios
Sistema de servicios
Estudio de caso
Gestion des opérations et des services
Marché du troisième âge - entreprise
La gestion des services
Services aux personnes âgées
Personnes âgées - services
Système de services
Étude de cas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DE CONCEITOS E FERRAMENTAS DA GESTÃO - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017249.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.