Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
Title: O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
Other Titles: Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu.
???metadata.dc.creator???: FELIX, Fábio de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
Keywords: Cinema - espaço geográfico;Filme Xingu - análise;Espaço geográfico - representação no cinema;Ensino de Geografia - di - dática;Cinema - proposta metodológica;Cinema - geographic space;Film Xingu - analysis;Geographical space - representation in cinema;Teaching of Geography - Didactics;Cinema - methodological proposal
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.
Abstract: This work entitled: cinema as a methodological proposal for the understanding of geographic space: an analysis of the Xingu film, sought to understand the dynamics of geographic space from the use of cinema as a didactic strategy for Geography class, as well as discuss the con-cept of geographic space and its representation in the cinema, as well as ana lisar the film "Xingu" and its multiple possibilities of conceptual approaches in the Geographic science and in order to associate the didactic contents of Geography as a suggestion for the teaching. The methodology used was a bibliographical research that used authors such as: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), and others that enabled direct contact with ashes, articles , monographs, books on the subject addressed. This paper aims to answer the following question: how to associate films with the compression of geographic space starting from didactic content. The research time was 4 months. From this assumption the film Xingu was analyzed in the perspective of reading the geographic space and its diverse forms and ways, such as: cultural, territorial, and conflictual, and yet it was sought from these presuppositions to associate the film with the didactic contents. He noticed that there was no meeting between the film in question and the contents of the 7th, 8th and 1st year of the school series. Still, at the end suggested activities to collaborate with better student learnin
Keywords: Cinema - espaço geográfico
Filme Xingu - análise
Espaço geográfico - representação no cinema
Ensino de Geografia - di - dática
Cinema - proposta metodológica
Cinema - geographic space
Film Xingu - analysis
Geographical space - representation in cinema
Teaching of Geography - Didactics
Cinema - methodological proposal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO DE OLIVEIRA FELIX. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2019.pdfFábio de Oliveira Felix. Monografia Geografia. CFP 2019.710.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.