Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFELIX, F. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1379104964238029pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Luciana Medeiros de.-
dc.description.resumoEste trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.pt_BR
dc.date.issued2019-07-03-
dc.description.abstractThis work entitled: cinema as a methodological proposal for the understanding of geographic space: an analysis of the Xingu film, sought to understand the dynamics of geographic space from the use of cinema as a didactic strategy for Geography class, as well as discuss the con-cept of geographic space and its representation in the cinema, as well as ana lisar the film "Xingu" and its multiple possibilities of conceptual approaches in the Geographic science and in order to associate the didactic contents of Geography as a suggestion for the teaching. The methodology used was a bibliographical research that used authors such as: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), and others that enabled direct contact with ashes, articles , monographs, books on the subject addressed. This paper aims to answer the following question: how to associate films with the compression of geographic space starting from didactic content. The research time was 4 months. From this assumption the film Xingu was analyzed in the perspective of reading the geographic space and its diverse forms and ways, such as: cultural, territorial, and conflictual, and yet it was sought from these presuppositions to associate the film with the didactic contents. He noticed that there was no meeting between the film in question and the contents of the 7th, 8th and 1st year of the school series. Still, at the end suggested activities to collaborate with better student learninpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381-
dc.date.accessioned2023-06-26T12:58:51Z-
dc.date.available2023-06-26-
dc.date.available2023-06-26T12:58:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema - espaço geográficopt_BR
dc.subjectFilme Xingu - análisept_BR
dc.subjectEspaço geográfico - representação no cinemapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia - di - dáticapt_BR
dc.subjectCinema - proposta metodológicapt_BR
dc.subjectCinema - geographic spacept_BR
dc.subjectFilm Xingu - analysispt_BR
dc.subjectGeographical space - representation in cinemapt_BR
dc.subjectTeaching of Geography - Didacticspt_BR
dc.subjectCinema - methodological proposalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELIX, Fábio de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu.pt_BR
dc.identifier.citationFELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO DE OLIVEIRA FELIX. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2019.pdfFábio de Oliveira Felix. Monografia Geografia. CFP 2019.710.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.