Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30384
Title: A compreensão de membros de empresas acerca da adoção de softwares conversacionais em seus serviços.
Other Titles: The understanding of companies members about the adoption of conversational software in their services.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Myvson Diogo Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
Keywords: Estudo de percepção;Marketing convencional;Plataforma convencional;Whats app business;Softwares convencionais - empresas;Adoção de softwares convencionais;Escala de Israfilzade;Análise de conteúdo;Serviços digitais - softwares;Antropomorfismo;Perception study;Conventional marketing;Conventional platform;Whats app business;Conventional software - companies;Adoption of conventional software;Scale of Israel;Content analysis;Digital services - software;Anthropomorphism
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Myvson Diogo Farias. A compreensão de membros de empresas acerca da adoção de softwares conversacionais em seus serviços. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30384
???metadata.dc.description.resumo???: Com a crescente adoção de tecnologias nas organizações, observa-se nas práticas de marketing conversacional oportunidades de ampliar os pontos de contato com clientes. Diante disso, este estudo possui como objetivo compreender a percepção de membros de empresas acerca da adoção de softwares conversacionais em seus serviços. Assim, baseando-se na escala de uso de agentes de conversação proposta por Israfilzade (2021), que trabalha com os seguintes construtos na escala: antropomorfismo, interação personalizada em tempo real, marketing de permissão e tipos de agentes conversacionais e plataformas, foi realizada uma adaptação voltando-se para a melhor compreensão do contexto de membros de empresas pertencentes a uma carteira de clientes de uma empresa da área de tecnologia da cidade de Campina Grande – PB que utilizam um software de marketing conversacional. Então, a partir de entrevistas com cinco profissionais, foi feita uma análise de conteúdo e se observou que os entrevistados percebem a importância que os Softwares tem na prestação dos serviços, aumentando produtividade do time de atendimento, experiência com o cliente e ajuda na empresa para realizar mais atendimentos de forma mais ágeis, com melhoras constantes, onde mesmo sendo importantes, nem sempre estão totalmente ajustados com a linguagem e aproximação dos clientes, necessitando de um acompanhamento e melhoria constante.
Abstract: With the increasing adoption of technologies in organizations, it is observed in conversational marketing practices opportunities to expand the points of contact with customers. Therefore, this study aims to understand the perception of company members about the adoption of conversational software in their services. Thus, based on the scale of use of conversational agents proposed by Israfilzade (2021), which works with the following constructs on the scale: anthropomorphism, personalized in real time, interaction marketing and types of conversational agents and platforms, a survey was carried out. adaptation focusing on a better understanding of the context of managers belonging to a customer portfolio of a technology company in the city of Campina Grande - PB who use conversational marketing software. Then, from interviews with five professionals, a content analysis was carried out and it was observed that they realized the importance that Softwares have in the provision of services, increasing the productivity of service time, customer experience and help in the company to perform more services in a more agile way, with constant improvements, where even though they are important, they are not always fully adjusted to the language and approach to customers, requiring constant monitoring and improvement.
Keywords: Estudo de percepção
Marketing convencional
Plataforma convencional
Whats app business
Softwares convencionais - empresas
Adoção de softwares convencionais
Escala de Israfilzade
Análise de conteúdo
Serviços digitais - softwares
Antropomorfismo
Perception study
Conventional marketing
Conventional platform
Whats app business
Conventional software - companies
Adoption of conventional software
Scale of Israel
Content analysis
Digital services - software
Anthropomorphism
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30384
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYVSON DIOGO FARIAS MACEDO - ARTIGO ADMNISTRAÇÃO CH 2023.pdfMyvson Diogo Farias Macedo - Artigo Administração CH 2023.364.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.