Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
Title: Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV.
Other Titles: Youth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume IV.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Isabel Marinho da.
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
FURTADO, Quezia Vila Flor.
SILVA, Alexandre Magno Tavares da.
COSTA, Renato da Paixão.
SILVA, Bruna Izabela Sales da.
VIEIRA, Conceição Aparecida.
VICENTE, Gislaine Kelli.
ANDRADE, Heloisa Emanuela Batista de.
ARRUDA, Jaqueline de Almeida.
GOMES, Jessica Kelly Felix.
SILVA, José Carlos Nascimento da.
LIMA, Mayra Ellen de.
ANDRADE, Maria Eduarda Alves.
MIRANDA, Michelly Matias.
SANTOS, Nathalia Silva.
OLIVEIRA, Tamires Pereira de.
SILVA, Vanessa Costa.
PEREIRA, Wagner da Silva.
Keywords: Casas de acolhimento - Crianças e adolescentes;Crianças e adolescentes em casas de acolhimento;João Pessoa - PB - casas de acolhimento;Extensão universitária;Protagonismo juvenil;Assistência social - crianças e adolescentes;Histórias de vida;Relatos de usuários de casas de acolhimento;Residentes universitários;Iniciação científica e acadêmica - pandemia COVID-19;Formação de professores;Iniciação à docência;Alfabetização e letramento;Direito à educação;Acolhimento institucional - universidade;Protagonismo acadêmico;Formação em ciências biológicas;Foster homes - Children and teenagers;Children and teenagers in foster homes;João Pessoa - PB - shelters;University Extension;Youth protagonism;Social assistance - children and adolescents;Life stories;Reports from users of foster homes;University residents;Scientific and academic initiation - COVID-19 pandemic;Teacher training;Introduction to teaching;Literacy and literacy;Right to education;Institutional host - university;Academic protagonism;Training in Biological Sciences;Hogares de acogida - Niños y adolescentes;Niños y adolescentes en casas de acogida;João Pessoa - PB - albergues;Extensión Universitaria;Protagonismo juvenil;Asistencia social - niños y adolescentes;Informes de usuarios de casas de acogida;Iniciación científica y académica - Pandemia COVID-19;Formación de profesores;Introducción a la enseñanza;Alfabetización y alfabetización;Derecho a la educación;Anfitrión institucional - universidad;Protagonismo académico;Foyers d'accueil - Enfants et adolescents;Enfants et adolescents en famille d'accueil;João Pessoa - PB - abris;Extension universitaire;Protagonisme des jeunes;Aide sociale - enfants et adolescents;Histoires de vie;Rapports d'utilisateurs de foyers d'accueil;Résidents universitaires;Initiation scientifique et académique - Pandémie COVID-19;Formation des enseignants;Introduction à l'enseignement;Alphabétisation et alphabétisation;Droit à l'éducation;Hôte institutionnel - université;Protagonisme académique;Formation en Sciences Biologiques
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Isabel Marinho da; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. João Pessoa - PB: Ideia, 2022. ISBN: 978-65-5608-351-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto Protagonismo Juvenil em Periferias Ur-banas tem sido uma experiência de impactos acadêmicos e sociais, repercutindo em uma trajetória de vivências no despertar a sensibilidade, solidariedade, compromisso político e social, e postura cientifica diante de fatos, estu-dos e reflexões críticas propositivas, diante de situações de vulnerabilidade social, em específico com crianças e ado-lescentes, residentes em casas de acolhimento. Desde 2016, a partir das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino, desenvolvidas pelo PROBEX e se ampliando em parceria com PROLICEN e o próprio PET/ Conexões de Saberes, avançamos na visibilidade da reali-dade educacional de sujeitos acolhidos institucionalmente e nosso olhar para área da Educação e o seu processo de escolarização, contribuindo para que setores institucionais no âmbito de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e outros espaços da organização civil, dialogassem sobre o processo formativo educacional dos sujeitos em instituições de acolhimento. Este olhar foi mobilizado por docentes e discentes de diferentes áreas da graduação da UFPB, como: Pedago-gia, Psicopedagogia, História, Ciências Biológicas, Música, Letras, Nutrição, Enfermagem, Relações Internacionais, Direito, que a partir das ações de ensino, pesquisa e exten-são, construíram fundamentos teórico metodológicos no conhecer, refletir e propor intervenções significativas na relação universidade – sociedade – universidade, resul-tando na produção de conhecimento expressa nos 16 TCCs (2017-2022) defendidos e apresentados a partir das vivências e olhar investigativo nas Casas de Acolhimento, na organização de resumos, artigos e apresentação em eventos acadêmicos (local, regional e nacional) e nos qua-tro livros publicados: Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da exten-são universitária (VOL I, II, III)1 e “Dá licença que eu que-ro falar!”: experiências escolares de adolescentes em insti-tuições de acolhimento. Toda esta produção tem se tornado referencial para pensarmos a educação com sujeitos advindos de situações em vulnerabilidade social, na perspectiva da Educação Popular Freiriana e Educação em Direitos Humanos, mo-bilizando a reflexão sobre a importância da atuação de profissionais da área pedagógica, a garantia de recursos e espaços que fortaleça o processo formativo educacional das crianças e adolescentes, residentes nas casas de aco-lhimento. Neste processo de atuação dos discentes das dife-rentes áreas de graduação, o projeto tem possibilitado a formação acadêmica e profissional destes sujeitos, com o objetivo de atuação com base em suas áreas profissionais, com compromisso ético e científico, exercendo a cidadania na relação com grupos populares, na perspectiva de trans-formação social das questões problemáticas e excludentes. Disto vem esta nossa publicação - Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/ experiência que provém da extensão universitária VOL IV, trazendo os próprios, apoiados de suas narrativas histórico – social, econômica e educacional neste processo de formação aca-dêmica e profissional, descrevendo as aprendizagens e contribuições para a sua atuação como graduado/a. Suas histórias de vida e acadêmica revelam sujeitos de grupos populares, de diferentes cidades e regiões do país, e que se encontram neste projeto pela oportunidade concedida pe-las políticas públicas de uma Universidade Pública e Gra-tuita, que no fomento de recursos e políticas sociais, são abraçados no seu direito a educação. Importante destacar a abertura desta publicação com a narrativa de um ex residente de casa de acolhimen-to, que mesmo advindo de uma situação de vulnerabili-dade social, viver institucionalizado por anos e ao comple-tar maior idade, foca nos sonhos e objetivos de vida, in-gressando em uma universidade pública. Sua história nos motiva a persistir na luta, proposição e atuação na dimi-nuição da exclusão social nesse contexto no qual as ações estão inserida. Temos assim, o encontro de sujeitos populares, ori-undos da exclusão social, docentes, discentes e residentes em casas de acolhimento, e que neste projeto reafirmam a nossa luta pela garantia e ampliação das políticas sociais, do fortalecimento da universidade pública em acesso, permanência e qualidade, por uma sociedade justa e hu-manizada. Deixamos aqui então o convite ao leitor/a para que juntamente conosco, possamos ampliar o diálogo com as pessoas que ainda vivem em situação de vulnerabilidade social e quiçá, junte-se a nós na promoção de espaços sig-nificativos no âmbito educacional.
Keywords: Casas de acolhimento - Crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes em casas de acolhimento
João Pessoa - PB - casas de acolhimento
Extensão universitária
Protagonismo juvenil
Assistência social - crianças e adolescentes
Histórias de vida
Relatos de usuários de casas de acolhimento
Residentes universitários
Iniciação científica e acadêmica - pandemia COVID-19
Formação de professores
Iniciação à docência
Alfabetização e letramento
Direito à educação
Acolhimento institucional - universidade
Protagonismo acadêmico
Formação em ciências biológicas
Foster homes - Children and teenagers
Children and teenagers in foster homes
João Pessoa - PB - shelters
University Extension
Youth protagonism
Social assistance - children and adolescents
Life stories
Reports from users of foster homes
University residents
Scientific and academic initiation - COVID-19 pandemic
Teacher training
Introduction to teaching
Literacy and literacy
Right to education
Institutional host - university
Academic protagonism
Training in Biological Sciences
Hogares de acogida - Niños y adolescentes
Niños y adolescentes en casas de acogida
João Pessoa - PB - albergues
Extensión Universitaria
Protagonismo juvenil
Asistencia social - niños y adolescentes
Informes de usuarios de casas de acogida
Iniciación científica y académica - Pandemia COVID-19
Formación de profesores
Introducción a la enseñanza
Alfabetización y alfabetización
Derecho a la educación
Anfitrión institucional - universidad
Protagonismo académico
Foyers d'accueil - Enfants et adolescents
Enfants et adolescents en famille d'accueil
João Pessoa - PB - abris
Extension universitaire
Protagonisme des jeunes
Aide sociale - enfants et adolescents
Histoires de vie
Rapports d'utilisateurs de foyers d'accueil
Résidents universitaires
Initiation scientifique et académique - Pandémie COVID-19
Formation des enseignants
Introduction à l'enseignement
Alphabétisation et alphabétisation
Droit à l'éducation
Hôte institutionnel - université
Protagonisme académique
Formation en Sciences Biologiques
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROTAGONISMO JUVENIL E CASAS DE ACOLHIMENTO VOL 4 - E-BOOK CDSA 2022.pdf Protagonismo juvenil e casas de acolhimento VOL 4 - E-BOOK CDSA 20222.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.