Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO projeto Protagonismo Juvenil em Periferias Ur-banas tem sido uma experiência de impactos acadêmicos e sociais, repercutindo em uma trajetória de vivências no despertar a sensibilidade, solidariedade, compromisso político e social, e postura cientifica diante de fatos, estu-dos e reflexões críticas propositivas, diante de situações de vulnerabilidade social, em específico com crianças e ado-lescentes, residentes em casas de acolhimento. Desde 2016, a partir das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino, desenvolvidas pelo PROBEX e se ampliando em parceria com PROLICEN e o próprio PET/ Conexões de Saberes, avançamos na visibilidade da reali-dade educacional de sujeitos acolhidos institucionalmente e nosso olhar para área da Educação e o seu processo de escolarização, contribuindo para que setores institucionais no âmbito de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e outros espaços da organização civil, dialogassem sobre o processo formativo educacional dos sujeitos em instituições de acolhimento. Este olhar foi mobilizado por docentes e discentes de diferentes áreas da graduação da UFPB, como: Pedago-gia, Psicopedagogia, História, Ciências Biológicas, Música, Letras, Nutrição, Enfermagem, Relações Internacionais, Direito, que a partir das ações de ensino, pesquisa e exten-são, construíram fundamentos teórico metodológicos no conhecer, refletir e propor intervenções significativas na relação universidade – sociedade – universidade, resul-tando na produção de conhecimento expressa nos 16 TCCs (2017-2022) defendidos e apresentados a partir das vivências e olhar investigativo nas Casas de Acolhimento, na organização de resumos, artigos e apresentação em eventos acadêmicos (local, regional e nacional) e nos qua-tro livros publicados: Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da exten-são universitária (VOL I, II, III)1 e “Dá licença que eu que-ro falar!”: experiências escolares de adolescentes em insti-tuições de acolhimento. Toda esta produção tem se tornado referencial para pensarmos a educação com sujeitos advindos de situações em vulnerabilidade social, na perspectiva da Educação Popular Freiriana e Educação em Direitos Humanos, mo-bilizando a reflexão sobre a importância da atuação de profissionais da área pedagógica, a garantia de recursos e espaços que fortaleça o processo formativo educacional das crianças e adolescentes, residentes nas casas de aco-lhimento. Neste processo de atuação dos discentes das dife-rentes áreas de graduação, o projeto tem possibilitado a formação acadêmica e profissional destes sujeitos, com o objetivo de atuação com base em suas áreas profissionais, com compromisso ético e científico, exercendo a cidadania na relação com grupos populares, na perspectiva de trans-formação social das questões problemáticas e excludentes. Disto vem esta nossa publicação - Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/ experiência que provém da extensão universitária VOL IV, trazendo os próprios, apoiados de suas narrativas histórico – social, econômica e educacional neste processo de formação aca-dêmica e profissional, descrevendo as aprendizagens e contribuições para a sua atuação como graduado/a. Suas histórias de vida e acadêmica revelam sujeitos de grupos populares, de diferentes cidades e regiões do país, e que se encontram neste projeto pela oportunidade concedida pe-las políticas públicas de uma Universidade Pública e Gra-tuita, que no fomento de recursos e políticas sociais, são abraçados no seu direito a educação. Importante destacar a abertura desta publicação com a narrativa de um ex residente de casa de acolhimen-to, que mesmo advindo de uma situação de vulnerabili-dade social, viver institucionalizado por anos e ao comple-tar maior idade, foca nos sonhos e objetivos de vida, in-gressando em uma universidade pública. Sua história nos motiva a persistir na luta, proposição e atuação na dimi-nuição da exclusão social nesse contexto no qual as ações estão inserida. Temos assim, o encontro de sujeitos populares, ori-undos da exclusão social, docentes, discentes e residentes em casas de acolhimento, e que neste projeto reafirmam a nossa luta pela garantia e ampliação das políticas sociais, do fortalecimento da universidade pública em acesso, permanência e qualidade, por uma sociedade justa e hu-manizada. Deixamos aqui então o convite ao leitor/a para que juntamente conosco, possamos ampliar o diálogo com as pessoas que ainda vivem em situação de vulnerabilidade social e quiçá, junte-se a nós na promoção de espaços sig-nificativos no âmbito educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issueVOL 4pt_BR
dc.titleProtagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391-
dc.date.accessioned2023-06-26T18:42:51Z-
dc.date.available2023-06-26-
dc.date.available2023-06-26T18:42:51Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectCasas de acolhimento - Crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectCrianças e adolescentes em casas de acolhimentopt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - casas de acolhimentopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectAssistência social - crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectRelatos de usuários de casas de acolhimentopt_BR
dc.subjectResidentes universitáriospt_BR
dc.subjectIniciação científica e acadêmica - pandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectAcolhimento institucional - universidadept_BR
dc.subjectProtagonismo acadêmicopt_BR
dc.subjectFormação em ciências biológicaspt_BR
dc.subjectFoster homes - Children and teenagerspt_BR
dc.subjectChildren and teenagers in foster homespt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - shelterspt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectYouth protagonismpt_BR
dc.subjectSocial assistance - children and adolescentspt_BR
dc.subjectLife storiespt_BR
dc.subjectReports from users of foster homespt_BR
dc.subjectUniversity residentspt_BR
dc.subjectScientific and academic initiation - COVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectIntroduction to teachingpt_BR
dc.subjectLiteracy and literacypt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectInstitutional host - universitypt_BR
dc.subjectAcademic protagonismpt_BR
dc.subjectTraining in Biological Sciencespt_BR
dc.subjectHogares de acogida - Niños y adolescentespt_BR
dc.subjectNiños y adolescentes en casas de acogidapt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - alberguespt_BR
dc.subjectExtensión Universitariapt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectAsistencia social - niños y adolescentespt_BR
dc.subjectInformes de usuarios de casas de acogidapt_BR
dc.subjectIniciación científica y académica - Pandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectIntroducción a la enseñanzapt_BR
dc.subjectAlfabetización y alfabetizaciónpt_BR
dc.subjectDerecho a la educaciónpt_BR
dc.subjectAnfitrión institucional - universidadpt_BR
dc.subjectProtagonismo académicopt_BR
dc.subjectFoyers d'accueil - Enfants et adolescentspt_BR
dc.subjectEnfants et adolescents en famille d'accueilpt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PB - abrispt_BR
dc.subjectExtension universitairept_BR
dc.subjectProtagonisme des jeunespt_BR
dc.subjectAide sociale - enfants et adolescentspt_BR
dc.subjectHistoires de viept_BR
dc.subjectRapports d'utilisateurs de foyers d'accueilpt_BR
dc.subjectRésidents universitairespt_BR
dc.subjectInitiation scientifique et académique - Pandémie COVID-19pt_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectIntroduction à l'enseignementpt_BR
dc.subjectAlphabétisation et alphabétisationpt_BR
dc.subjectDroit à l'éducationpt_BR
dc.subjectHôte institutionnel - universitépt_BR
dc.subjectProtagonisme académiquept_BR
dc.subjectFormation en Sciences Biologiquespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Isabel Marinho da.-
dc.creatorMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.creatorFURTADO, Quezia Vila Flor.-
dc.creatorSILVA, Alexandre Magno Tavares da.-
dc.creatorCOSTA, Renato da Paixão.-
dc.creatorSILVA, Bruna Izabela Sales da.-
dc.creatorVIEIRA, Conceição Aparecida.-
dc.creatorVICENTE, Gislaine Kelli.-
dc.creatorANDRADE, Heloisa Emanuela Batista de.-
dc.creatorARRUDA, Jaqueline de Almeida.-
dc.creatorGOMES, Jessica Kelly Felix.-
dc.creatorSILVA, José Carlos Nascimento da.-
dc.creatorLIMA, Mayra Ellen de.-
dc.creatorANDRADE, Maria Eduarda Alves.-
dc.creatorMIRANDA, Michelly Matias.-
dc.creatorSANTOS, Nathalia Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA, Tamires Pereira de.-
dc.creatorSILVA, Vanessa Costa.-
dc.creatorPEREIRA, Wagner da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume IV.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Isabel Marinho da; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. João Pessoa - PB: Ideia, 2022. ISBN: 978-65-5608-351-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROTAGONISMO JUVENIL E CASAS DE ACOLHIMENTO VOL 4 - E-BOOK CDSA 2022.pdf Protagonismo juvenil e casas de acolhimento VOL 4 - E-BOOK CDSA 20222.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.