Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O projeto Protagonismo Juvenil em Periferias Ur-banas tem sido uma experiência de impactos acadêmicos e sociais, repercutindo em uma trajetória de vivências no despertar a sensibilidade, solidariedade, compromisso político e social, e postura cientifica diante de fatos, estu-dos e reflexões críticas propositivas, diante de situações de vulnerabilidade social, em específico com crianças e ado-lescentes, residentes em casas de acolhimento. Desde 2016, a partir das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino, desenvolvidas pelo PROBEX e se ampliando em parceria com PROLICEN e o próprio PET/ Conexões de Saberes, avançamos na visibilidade da reali-dade educacional de sujeitos acolhidos institucionalmente e nosso olhar para área da Educação e o seu processo de escolarização, contribuindo para que setores institucionais no âmbito de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e outros espaços da organização civil, dialogassem sobre o processo formativo educacional dos sujeitos em instituições de acolhimento. Este olhar foi mobilizado por docentes e discentes de diferentes áreas da graduação da UFPB, como: Pedago-gia, Psicopedagogia, História, Ciências Biológicas, Música, Letras, Nutrição, Enfermagem, Relações Internacionais, Direito, que a partir das ações de ensino, pesquisa e exten-são, construíram fundamentos teórico metodológicos no conhecer, refletir e propor intervenções significativas na relação universidade – sociedade – universidade, resul-tando na produção de conhecimento expressa nos 16 TCCs (2017-2022) defendidos e apresentados a partir das vivências e olhar investigativo nas Casas de Acolhimento, na organização de resumos, artigos e apresentação em eventos acadêmicos (local, regional e nacional) e nos qua-tro livros publicados: Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da exten-são universitária (VOL I, II, III)1 e “Dá licença que eu que-ro falar!”: experiências escolares de adolescentes em insti-tuições de acolhimento. Toda esta produção tem se tornado referencial para pensarmos a educação com sujeitos advindos de situações em vulnerabilidade social, na perspectiva da Educação Popular Freiriana e Educação em Direitos Humanos, mo-bilizando a reflexão sobre a importância da atuação de profissionais da área pedagógica, a garantia de recursos e espaços que fortaleça o processo formativo educacional das crianças e adolescentes, residentes nas casas de aco-lhimento. Neste processo de atuação dos discentes das dife-rentes áreas de graduação, o projeto tem possibilitado a formação acadêmica e profissional destes sujeitos, com o objetivo de atuação com base em suas áreas profissionais, com compromisso ético e científico, exercendo a cidadania na relação com grupos populares, na perspectiva de trans-formação social das questões problemáticas e excludentes. Disto vem esta nossa publicação - Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/ experiência que provém da extensão universitária VOL IV, trazendo os próprios, apoiados de suas narrativas histórico – social, econômica e educacional neste processo de formação aca-dêmica e profissional, descrevendo as aprendizagens e contribuições para a sua atuação como graduado/a. Suas histórias de vida e acadêmica revelam sujeitos de grupos populares, de diferentes cidades e regiões do país, e que se encontram neste projeto pela oportunidade concedida pe-las políticas públicas de uma Universidade Pública e Gra-tuita, que no fomento de recursos e políticas sociais, são abraçados no seu direito a educação. Importante destacar a abertura desta publicação com a narrativa de um ex residente de casa de acolhimen-to, que mesmo advindo de uma situação de vulnerabili-dade social, viver institucionalizado por anos e ao comple-tar maior idade, foca nos sonhos e objetivos de vida, in-gressando em uma universidade pública. Sua história nos motiva a persistir na luta, proposição e atuação na dimi-nuição da exclusão social nesse contexto no qual as ações estão inserida. Temos assim, o encontro de sujeitos populares, ori-undos da exclusão social, docentes, discentes e residentes em casas de acolhimento, e que neste projeto reafirmam a nossa luta pela garantia e ampliação das políticas sociais, do fortalecimento da universidade pública em acesso, permanência e qualidade, por uma sociedade justa e hu-manizada. Deixamos aqui então o convite ao leitor/a para que juntamente conosco, possamos ampliar o diálogo com as pessoas que ainda vivem em situação de vulnerabilidade social e quiçá, junte-se a nós na promoção de espaços sig-nificativos no âmbito educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | VOL 4 | pt_BR |
dc.title | Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391 | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T18:42:51Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26 | - |
dc.date.available | 2023-06-26T18:42:51Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Casas de acolhimento - Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes em casas de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | João Pessoa - PB - casas de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Assistência social - crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Histórias de vida | pt_BR |
dc.subject | Relatos de usuários de casas de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Residentes universitários | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica e acadêmica - pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento institucional - universidade | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Formação em ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Foster homes - Children and teenagers | pt_BR |
dc.subject | Children and teenagers in foster homes | pt_BR |
dc.subject | João Pessoa - PB - shelters | pt_BR |
dc.subject | University Extension | pt_BR |
dc.subject | Youth protagonism | pt_BR |
dc.subject | Social assistance - children and adolescents | pt_BR |
dc.subject | Life stories | pt_BR |
dc.subject | Reports from users of foster homes | pt_BR |
dc.subject | University residents | pt_BR |
dc.subject | Scientific and academic initiation - COVID-19 pandemic | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Introduction to teaching | pt_BR |
dc.subject | Literacy and literacy | pt_BR |
dc.subject | Right to education | pt_BR |
dc.subject | Institutional host - university | pt_BR |
dc.subject | Academic protagonism | pt_BR |
dc.subject | Training in Biological Sciences | pt_BR |
dc.subject | Hogares de acogida - Niños y adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Niños y adolescentes en casas de acogida | pt_BR |
dc.subject | João Pessoa - PB - albergues | pt_BR |
dc.subject | Extensión Universitaria | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Asistencia social - niños y adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Informes de usuarios de casas de acogida | pt_BR |
dc.subject | Iniciación científica y académica - Pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject | Introducción a la enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización y alfabetización | pt_BR |
dc.subject | Derecho a la educación | pt_BR |
dc.subject | Anfitrión institucional - universidad | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo académico | pt_BR |
dc.subject | Foyers d'accueil - Enfants et adolescents | pt_BR |
dc.subject | Enfants et adolescents en famille d'accueil | pt_BR |
dc.subject | João Pessoa - PB - abris | pt_BR |
dc.subject | Extension universitaire | pt_BR |
dc.subject | Protagonisme des jeunes | pt_BR |
dc.subject | Aide sociale - enfants et adolescents | pt_BR |
dc.subject | Histoires de vie | pt_BR |
dc.subject | Rapports d'utilisateurs de foyers d'accueil | pt_BR |
dc.subject | Résidents universitaires | pt_BR |
dc.subject | Initiation scientifique et académique - Pandémie COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Formation des enseignants | pt_BR |
dc.subject | Introduction à l'enseignement | pt_BR |
dc.subject | Alphabétisation et alphabétisation | pt_BR |
dc.subject | Droit à l'éducation | pt_BR |
dc.subject | Hôte institutionnel - université | pt_BR |
dc.subject | Protagonisme académique | pt_BR |
dc.subject | Formation en Sciences Biologiques | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Isabel Marinho da. | - |
dc.creator | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. | - |
dc.creator | FURTADO, Quezia Vila Flor. | - |
dc.creator | SILVA, Alexandre Magno Tavares da. | - |
dc.creator | COSTA, Renato da Paixão. | - |
dc.creator | SILVA, Bruna Izabela Sales da. | - |
dc.creator | VIEIRA, Conceição Aparecida. | - |
dc.creator | VICENTE, Gislaine Kelli. | - |
dc.creator | ANDRADE, Heloisa Emanuela Batista de. | - |
dc.creator | ARRUDA, Jaqueline de Almeida. | - |
dc.creator | GOMES, Jessica Kelly Felix. | - |
dc.creator | SILVA, José Carlos Nascimento da. | - |
dc.creator | LIMA, Mayra Ellen de. | - |
dc.creator | ANDRADE, Maria Eduarda Alves. | - |
dc.creator | MIRANDA, Michelly Matias. | - |
dc.creator | SANTOS, Nathalia Silva. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Tamires Pereira de. | - |
dc.creator | SILVA, Vanessa Costa. | - |
dc.creator | PEREIRA, Wagner da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Youth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume IV. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Isabel Marinho da; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. João Pessoa - PB: Ideia, 2022. ISBN: 978-65-5608-351-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROTAGONISMO JUVENIL E CASAS DE ACOLHIMENTO VOL 4 - E-BOOK CDSA 2022.pdf | Protagonismo juvenil e casas de acolhimento VOL 4 - E-BOOK CDSA 2022 | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.