Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Luciana Medeiros de.-
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.description.resumoA presente monografia faz abordagem a algumas das diferentes linguagens que podem ser usadas no ensino da Geografia, pois como sabemos diante do contexto que atua o sistema de ensino atual tanto da Geografia como das demais disciplinas é de fundamental importância que os educadores abordem outras metodologias, não persistindo apenas nas técnicas tradicionais de ensino como a memorização que causam desinteresse e falta de estimulo dos alunos pela disciplina. Para isso, entre os recursos didáticos propícios ao desenvolvimento educacional em Geografia, as charges são uma das alternativas presentes, abordando temas recentes e do cotidiano de forma crítica e humorística Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o uso das charge e tira em quadrinho no ensino da Geografia através do levantamento bibliográfico de trabalhos realizados por autores que falam sobre o tema pertinente como: Cavalcante (2010), Silva (2010). Percebe-se que as charge e tira em quadrinho são um elemento favorável ao ensino da Geografia, pois através de suas características humorísticas esses gêneros textuais quando utilizado nas aulas de forma adequada tem a capacidade de despertar o interesse, estimular a leitura e o senso crítico dos alunos. Porém mesmo sendo de fácil e acesso e baixo custo o uso de charge e tira em quadrinho ainda é um recurso pouco explorado no ensino da Geografia e ainda pouco utilizadas no meio didático, refletindo nos poucos trabalhos científicos encontrados sobre o tema, e que em sua maioria são recentes. O que acaba sendo um ponto negativo já que uso do recurso metodológico charges e tiras em quadrinhos possui um enorme potencial e seu uso nas aulas pode vir a ser uma prática capaz de colaborar com a formação do aluno, transformando-o assim, em um cidadão consciente de seu papel no mundo e na sociedade onde vive.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleCharges e tiras em quadrinhos como recurso didático para o ensino da Geografia.pt_BR
dc.date.issued2019-07-03-
dc.description.abstractThe present monograph approaches some of the different languages that can be used in the teaching of Geography, because as we know from the context of the current teaching system of Geography and other disciplines, it is of fundamental importance that educators approach other methodologies, not persisting only in traditional teaching techniques such as memorization that cause disinterest and lack of stimulation of students by discipline. To this end, among the educational resources conducive to educational development in geography, cartoons are one of the present alternatives, addressing recent themes and daily life in a critical and humorous way. Thus, the general objective of this research is to analyze the use of cartoons and draws in the teaching of Geography through the bibliographical survey of works done by authors that talk about the pertinent theme such as: Cavalcante (2010), Silva (2010). It is noticed that the cartoons and comic strip are a favorable element to the teaching of Geography, because through their humorous characteristics these textual genres when used in class appropriately have the capacity to arouse interest, stimulate reading and critical sense from the students. But even though it is easy to access and low cost, the use of cartoon and comic strip is still a resource not explored in the teaching of Geography and still little used in didactic means, reflecting in the few scientific works found on the subject, and in its majority are recent. What turns out to be a negative point since the use of the methodological feature cartoons and comics has enormous potential and its use in the classroom can be a practice capable of collaborating with the student's formation, thus transforming him into a citizen aware of its role in the world and the society in which it lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30399-
dc.date.accessioned2023-07-11T22:24:48Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-11T22:24:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectTiras em quadrinhospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectcomic stripspt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Kennia Samara Merencio da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCartoons and comic strips as a didactic resource for teaching Geography.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Kennia Samara Merencio da. Charges e tiras em quadrinhos como recurso didático para o ensino da Geografia. 2019. 37f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KENNIA SAMARA MERENCIO DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2019.pdfKennia Samara Merencio da Silva. Monografia Geografia. CFP 2019.1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.