Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
Title: Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
Other Titles: Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology.
Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Heron Neves de.
Keywords: Microbiologia;Microbiologia - ensino;Microbiologia - cognição - estudantes;Microbiologia - ensino médio;Microbiology;Microbiology - teaching;Microbiology - cognition - students;Microbiology - high school;Microbiología - enseñanza;Microbiología - cognición - estudiantes;Microbiología - bachillerato
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.
Abstract: The cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them, through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching practice.
???metadata.dc.description.resumen???: La estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión para la práctica docente.
Keywords: Microbiologia
Microbiologia - ensino
Microbiologia - cognição - estudantes
Microbiologia - ensino médio
Microbiology
Microbiology - teaching
Microbiology - cognition - students
Microbiology - high school
Microbiología - enseñanza
Microbiología - cognición - estudiantes
Microbiología - bachillerato
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYSSA NAYARA VENÂNCIO BEZERRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfRayssa Nayara Venâncio Bezerra - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022388.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.