Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, R. N. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044585436441391pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.-
dc.contributor.referee1IDBITU, V. C. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578033265020854pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.description.resumoA estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEstrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.pt_BR
dc.date.issued2022-08-24-
dc.description.abstractThe cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them, through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430-
dc.date.accessioned2023-06-28T14:50:35Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T14:50:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectMicrobiologia - ensinopt_BR
dc.subjectMicrobiologia - cognição - estudantespt_BR
dc.subjectMicrobiologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectMicrobiology - teachingpt_BR
dc.subjectMicrobiology - cognition - studentspt_BR
dc.subjectMicrobiology - high schoolpt_BR
dc.subjectMicrobiología - enseñanzapt_BR
dc.subjectMicrobiología - cognición - estudiantespt_BR
dc.subjectMicrobiología - bachilleratopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology.pt_BR
dc.title.alternativeEstructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenLa estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión para la práctica docente.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYSSA NAYARA VENÂNCIO BEZERRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2022.pdfRayssa Nayara Venâncio Bezerra - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2022388.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.