Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo se origina da tese Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se filiam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir da década de 1990, no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocêntrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleLugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede construída de várias redes.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis article stems from our doctoral thesis, which objective was to understand the pedagogical practices that develop in rural basic schools, which are afiliated to political-pedagogical and epistemological discourse of Rural Education, put into circulation by different social organizations, especially from the 1990s on in Brazil. The exploratory study aimed to map initiatives of the rural education. As a result it was delimited the institutional places which develop the design and pedagogical practice of Rural Education and it was expanded the understanding of the pedagogical practices of Rural Schools, evidencing a network composed of multiple networks that make up the pedagogical and epistemological political movement of Rural Education in its heterogeneity and its traces of similarities challenging the hegemonic development paradigm and urban centric and decontextualized school model of the Rural Brazilian reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30440
dc.date.accessioned2023-06-28T19:57:15Z
dc.date.available2023-06-28
dc.date.available2023-06-28T19:57:15Z
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEstudo exploratório - Educação do Campopt_BR
dc.subjectPrática pedagógica da Educação do Campopt_BR
dc.subjectMovimento político pedagógico e epistemológico - Educação do Campopt_BR
dc.subjectRedes constituintes do movimento da Educação do Campopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectExploratory study - Field Educationpt_BR
dc.subjectInstitutional places of Rural Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practice of Rural Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical and epistemological political movement - Rural Educationpt_BR
dc.subjectConstituent networks of the Rural Education movementpt_BR
dc.subjectLugares institucionais da Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducación de campopt_BR
dc.subjectEducación ruralpt_BR
dc.subjectEstudio exploratorio - Educación de campopt_BR
dc.subjectPlazas Institucionales de Educación Ruralpt_BR
dc.subjectPráctica pedagógica de la Educación Ruralpt_BR
dc.subjectMovimiento político pedagógico y epistemológico - Educación Ruralpt_BR
dc.subjectRedes constituyentes del movimiento de Educación Rural - Brasilpt_BR
dc.subjectÉducation ruralept_BR
dc.subjectPratique pédagogique de l'éducation ruralept_BR
dc.subjectMouvement politique pédagogique et épistémologique - Education ruralept_BR
dc.subjectRéseaux constitutifs du mouvement de l'éducation ruralept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInstitutional places of thinking and making in rural education: a network made up of multiple networks.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede construída de várias redes. Educação em Perspectiva, v.6, n.2, p-227-245, jul./ dez. 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30440pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUGARES INSTITUCIONAIS DO PENSAR E FAZER DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO CDSA 2015.pdfLugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo - Artigo CDSA 2015295.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.