Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo se propõe a fundamentar o investimento prioritário nas Comunidades de prática como forma de fomentar a gestão do conhecimento (GC) nas instituições de ensino. O objetivo é distinguir onde investir prioritariamente, a partir das dimensões críticas identificadas utilizando o método Organizational Knowledge Assessment (OKA). A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Pedro II nos meses de fevereiro a abril de 2016, utilizandose o Método OKA desenvolvido pelo Banco Mundial; a pesquisa bibliográfica foi efetuada através das bases Scopus e Scielo, restringindo-se aos anos de 2012 a 2016. A relevância do presente estudo encontra-se na necessidade de expandir as pesquisas relacionadas à GC nas instituições de ensino e contribuir para difundir o conhecimento sobre comunidades de Prática, conceito muito pouco utilizado nestas instituições, bem como sobre seu potencial para fomentar a GC. O resultado da pesquisa identifica comunidades de prática como uma alternativa para investimento prioritário levando-se em conta o baixo custo para sua implementação e, acima de tudo, observando seu potencial para aprendizado coletivo, podendo contribuir para o alcance de diversos objetivos estratégicos da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleComunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449-
dc.date.accessioned2023-06-28T23:07:42Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T23:07:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCommunities of practicept_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Rosete de.-
dc.creatorGUEDES, André Luis Azevedo.-
dc.creatorRODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunities of practice, way for educational institutions to reinvent themselves.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Rosete de; GUEDES, André Luiz Azevedo; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Comunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30449pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMUNIDADES DE PRÁTICA - CAMINHO PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SE REINVENTAREM - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfComunidades de prática, caminho para as instituições de ensino se reinventarem. - Anais V Simep 2017270.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.