Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30459
Title: Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória.
Other Titles: Knowledge of nursing students about first aid procedures in cardiac arrest.
Conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre las conductas. primeros auxilios en paro cardiaco.
???metadata.dc.creator???: BESERRA, José Marcelo de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORQUATO, Isolda Maria Barros.
Keywords: Primeiros socorros;Parada cardiorrespiratória;Primeiros socorros - enfermagem - estudantes;Parada cardiorrespiratória - primeiros socorros;Reanimação cardiopulmonar;Profissionais de saúde - primeiros socorros;First aid;Cardiopulmonary arrest;First aid - nursing - students;Cardiorespiratory arrest - first aid;Cardiopulmonary resuscitation;Health professionals - first aid;Primeros auxilios;Paro cardiopulmonar;Primeros auxilios - enfermería - estudiantes;Paro cardiorrespiratorio - primeros auxilios;reanimación cardiopulmonar;Profesionales de la salud - primeros auxilios
Issue Date: 2-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BESERRA, José Marcelo Azevedo. Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. 2023. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, ocorre cerca de 200 mil episódios de parada cardiorrespiratórias por ano. Essa se caracteriza como uma interrupção dos batimentos do coração e da função pulmonar impedindo a perfusão sanguínea para o corpo podendo levar a sequelas e lesões graves. Nesse quadro, a adoção precoce das manobras de reanimação cardiopulmonar são primordiais e os profissionais de saúde constituem as pessoas capacitadas para realizar tal ação por terem aporte teórico e prático na formação, e enquanto estudantes já podem fazer a diferença na vida da dessa vítima. Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros em uma situação de parada cardiorrespiratória, Caracterizar os dados sócio demográficos dos mesmos; Elencar as principais condutas conhecidas pelos estudantes de enfermagem na parada cardiorrespiratória.. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, com base na pesquisa bibliográfica sobre a temática e em seguida, análise de informações extraídas do questionário aplicado ao público alvo do estudo para subsidiar análise e discussões sobre os achados. Resultados e Discussão: O público da pesquisa totaliza 131 alunos do curso de bacharelado em enfermagem com predominância sexo feminino (77,1%), onde 53,4% autodeclararam-se pardos, de média de idade entre 20 e 25 anos. Sobre o envolvimento com o tema 83,2% nunca presenciaram o evento e, 20,6% consideraram-se aptos a agir em tal ocasião. Quanto às afirmativas sobre definição e reconhecimento dos sinais da parada cardiorrespiratória, 94% acertaram, 84,7% responderam corretamente como identificar os agravos e 71 % afirmaram que a responsividade deve ser primeiro avaliado na suspeita do quadro. Sobre a Reanimação Cardiopulmonar, 87% e 69,5%, respectivamente, acertaram sobre o posicionamento do socorrista durante a reanimação e sobre o protocolo de compressões e ventilações, 52% erraram sobre a profundidade indicadas para as compressões. Identificou-se que na afirmativa de Parada Cardiorrespiratória em suspeita de trauma, 26,7% responderam que fazer a hiperflexão da cabeça é uma conduta errônea. Quanto às complicações, 92,4% que a fratura de costela e o pneumotórax são complicações da reanimação mal realizada. Outros aspectos podem ser analisados como o número da SAMU e Bombeiros que são de conhecimento de 87% dos participantes. Conclusão: A partir dos dados obtidos, considera-se que os graduandos do curso de Bacharelado em Enfermagem possuem conhecimento sobre Parada Cardiorrespiratória, porém, com deficiência acerca de aspectos relacionados ao tema, necessitando de aprofundamento teórico e prático sobre as questões inerentes a parada cardiorrespiratória e os primeiros socorros nessa condição clínica.
Abstract: In Brazil, there are about 200,000 episodes of cardiac arrest per year. This is characterized as an interruption of the heartbeat and lung breathing function, thus preventing blood perfusion to the body, and may lead to sequelae and serious injuries. In this context, the early adoption of cardiopulmonary resuscitation maneuvers is paramount, and health professionals are some of the people trained to carry out such an action because they have theoretical and practical support for this, as are students of the nursing course who have contact with this theme. and can make a difference to the survival of the victim of cardiac arrest. Objective: To identify the knowledge of nursing students regarding first aid procedures in a situation of cardiorespiratory arrest, characterize the sociodemographic data of nursing students, and list the knowledge of nursing students about conduct in cardiorespiratory arrest. Methodology: This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach, which is based on bibliographical research on the subject and then analysis of information extracted from a questionnaire with objective questions that was applied to the target audience of the study to support analysis and discussions about the findings. Results and Discussion: The public research totaled 131 students with a bachelor's degree in nursing, predominantly female (77.1%), 53.4% self-declared brown, and a mean age between 20 and 25 years. Regarding involvement with the topic of cardiorespiratory arrest (CRA), 83.2% had never witnessed the event, and 20.6% considered themselves able to act on such an occasion. As for the statements about the definition and recognition of CRA, 94% got the definition right, 84.7% answered correctly about how to identify, and 71% stated that responsiveness should be first evaluated in suspected CRA. Regarding cardiopulmonary resuscitation (CPR), 87% and 69.5%, respectively, were correct about the positioning of the rescuer during CPR and about the protocol of compressions and ventilation; 52% were wrong about the depth indicated for compressions. It was identified that in the affirmative of CRP in suspected trauma, 26.7% answered that making hyperflexion of the head is erroneous conduct. As for the causes and complications of CRA, 59.5% reported that arterial hypertension can lead to CRA, and 92.4% reported that rib fractures and pneumothorax are complications of poorly performed CPR. Other aspects can be analyzed, such as the 58.8% number stated that the Automated External Defibrillator (AED) can be handled by anyone and the number of SAMU and firefighters that are known to 87% of the participants. Conclusion: In this way, it is considered that the undergraduates of the Bachelor of Nursing course have knowledge about CRP, but with a lack in some aspects, in which new teaching strategies still need to be carried out to expand knowledge on the subject in several ways. disciplines of the course's curriculum base.
???metadata.dc.description.resumen???: En Brasil, hay cerca de 200.000 episodios de paro cardiorrespiratorio debido a año. Esto se caracteriza como una interrupción del latido y la función del corazón. pulmón que bloquea la perfusión de sangre al cuerpo, lo que puede provocar secuelas y lesiones grave. En este contexto, la adopción temprana de maniobras de reanimación cardiopulmonar son son primordiales y los profesionales de la salud son las personas capacitadas para llevar a cabo tales acción porque tienen apoyo teórico y práctico en la formación, y si bien los estudiantes ya pueden hacer el diferencia en la vida de esa víctima. Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes sobre enfermería sobre conductas de primeros auxilios en situación de parada cardiorrespiratorio, Caracterizar sus datos sociodemográficos; enumerar la principales comportamientos conocidos por los estudiantes de enfermería en el desfile cardiorrespiratorio Metodología: Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, con enfoque cuantitativo, basado en la investigación bibliográfica sobre el tema y luego análisis de la información extraída del cuestionario aplicado al público objetivo del estudio para subsidiar análisis y discusiones sobre los hallazgos. Resultados y Discusión: La audiencia de investigación totaliza 131 estudiantes del curso de bachillerato en enfermería con predominio sexo femenino (77,1%), donde el 53,4% se autodeclaró moreno, edad media entre 20 y 25 años. En cuanto a la participación con el tema, el 83,2% nunca había asistido al evento, y el 20,6% se consideraban capaces de actuar en tal ocasión. En cuanto a las afirmaciones sobre definición y reconocimiento de signos de paro cardíaco, el 94% acertó, el 84,7% respondió correctamente cómo identificar las lesiones y el 71% afirmó que la capacidad de respuesta debe ser evaluado por primera vez al sospechar la afección. Sobre Reanimación Cardiopulmonar, 87% y 69,5%, respectivamente, tenían razón sobre el posicionamiento del socorrista durante la reanimación y sobre el protocolo de compresiones y ventilaciones, el 52% se equivocó sobre la profundidad indicada para compresiones. Se identificó que en la declaración de Paro Cardiorrespiratorio en sospecha de trauma, el 26,7% respondió que la hiperflexión de la cabeza es una conducta erróneo. En cuanto a las complicaciones, el 92,4% que fractura de costilla y neumotórax son Complicaciones de una reanimación mal realizada. Se pueden analizar otros aspectos como la número de SAMU y Bomberos que son conocidos por el 87% de los participantes. Conclusión: A partir de los datos obtenidos, se considera que los estudiantes de grado de la Licenciatura en Enfermería tener conocimientos sobre Paro Cardiorrespiratorio, sin embargo, con discapacidad en aspectos relacionados con el tema, requiriendo profundización teórica y práctica sobre las cuestiones inherentes al paro cardiorrespiratorio y la primeros auxilios en esta condición clínica.
Keywords: Primeiros socorros
Parada cardiorrespiratória
Primeiros socorros - enfermagem - estudantes
Parada cardiorrespiratória - primeiros socorros
Reanimação cardiopulmonar
Profissionais de saúde - primeiros socorros
First aid
Cardiopulmonary arrest
First aid - nursing - students
Cardiorespiratory arrest - first aid
Cardiopulmonary resuscitation
Health professionals - first aid
Primeros auxilios
Paro cardiopulmonar
Primeros auxilios - enfermería - estudiantes
Paro cardiorrespiratorio - primeros auxilios
reanimación cardiopulmonar
Profesionales de la salud - primeros auxilios
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30459
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MARCELO DE AZEVEDO BESERRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfJosé Marcelo de Azevedo Beserra - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20232.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.