Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, L. W. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621156165686749pt_BR
dc.contributor.advisor1CATÃO, Vladimir Soares.-
dc.contributor.advisor1IDCATÃO, V. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004848457100237pt_BR
dc.contributor.referee1SOUTO, Leidjane Matos de.-
dc.contributor.referee1IDSOUTO, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061558068153613pt_BR
dc.contributor.referee2LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee2IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.description.resumoNo processo de ensino e aprendizagem de Química, espera-se que os alunos consigam aprender conceitos e desenvolver habilidades, como fórmulas ou teorias, o que muitas vezes gera percepções negativas aos olhos desses estudantes, passando a visão de uma disciplina mais difícil ou considerada tediosa. O uso da tecnologia como aliada ao ensino pode reverter esse quadro, especialmente se for usada uma abordagem lúdica e mais atraente aos alunos. Dessa forma, procurou-se fazer um estudo bibliográfico sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem de Química, levantando possibilidades de uso da tecnologia como auxílio ao ensino. A partir desse levantamento, desenvolveu-se um jogo RPG (Role Playing Game) para auxílio ao ensino de química orgânica, hidrocarbonetos no contexto escolar. O jogo proposto segue uma sequência didática para trabalhar conceitos como alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e ciclanos. Identificou-se a plataforma gratuita Construct 3 como ferramenta viável para a tarefa, possibilitando a criação rápida do jogo, sem necessidade de conhecimento em Programação de Computadores. Espera-se que o trabalho sirva de motivação para outros trabalhos que venham a usar essa plataforma como base para desenvolvimento de outros jogos educativos, não apenas RPGs. Com isso, vislumbra-se que o uso de TDICs e de jogos RPG, em particular, possam ter um papel importante no ensino de Química (assim como em outras disciplinas), mostrando a importância do lúdico como recurso de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleUso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG).pt_BR
dc.date.issued2023-02-09-
dc.description.abstractIn the process of teaching and learning Chemistry, students are expected to be able to learn concepts and develop skills, such as formulas or theories, which often generates negative perceptions in the eyes of these students, passing the view of a discipline that is more difficult or considered tedious. . The use of technology as an ally to teaching can reverse this situation, especially if a playful and more attractive approach to students is used. Thus, an attempt was made to carry out a bibliographical study on the use of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) in the process of teaching and learning Chemistry, raising possibilities for the use of technology as an aid to teaching. Based on this survey, an RPG (Role Playing Game) was developed to help teach organic chemistry and hydrocarbons in the school context. The proposed game follows a didactic sequence to work with concepts such as alkanes, alkenes, alkynes, alkadienes and cyclanes. The free platform Construct 3 was identified as a viable tool for the task, enabling the quick creation of the game, without the need for knowledge in Computer Programming. It is hoped that the work will serve as a motivation for other works that will use this platform as a basis for the development of other educational games, not just RPGs. With this, it is envisioned that the use of TDICs and RPG games, in particular, can play an important role in the teaching of Chemistry (as well as in other disciplines), showing the importance of play as a teaching resource.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462-
dc.date.accessioned2023-06-29T17:26:22Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T17:26:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectJogos didáticos - químicapt_BR
dc.subjectJogo didático - RPGpt_BR
dc.subjectEnsino de química – TDICspt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - ensino - jogo didáticopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectDidactic games - chemistrypt_BR
dc.subjectDidactic game - RPGpt_BR
dc.subjectChemistry teaching - TDICspt_BR
dc.subjectOrganic chemistry - teaching - game didacticpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectJuegos didácticos - químicapt_BR
dc.subjectJuego didáctico - juego de rolpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química - TDICpt_BR
dc.subjectQuímica orgánica - didáctica - juego didácticopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of DICTs in teaching organic chemistry: a didactic sequence using game (RPG).pt_BR
dc.title.alternativeUso de DICTs en la enseñanza de la química orgánica: una secuencia didáctica usando el juego (RPG).pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG). 2023. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEn el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química, se espera que los estudiantes sean capaces de aprender conceptos y desarrollar habilidades como fórmulas o teorías, que a menudo genera percepciones negativas en los ojos de estos estudiantes, pasando la vista de una disciplina más difícil o considerado tedioso. El uso de la tecnología como aliada de la enseñanza puede revertir este marco, especialmente si se utiliza un enfoque lúdico y más atractivo para los estudiantes. De esta forma, se intentó realizar un estudio bibliográfico sobre el uso de las DICT (Tecnologías Información y Comunicación Digital) en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química, planteando las posibilidades de utilizar la tecnología como ayuda a la enseñanza. a partir de ese encuesta, se desarrolló un juego de rol (RPG) para ayudar a enseñar química orgánica, hidrocarburos en el contexto escolar. El juego propuesto sigue una secuencia didáctico para trabajar con conceptos como alcanos, alquenos, alquinos, alcadienos y ciclanos. La plataforma gratuita Construct 3 fue identificada como una herramienta viable para la tarea, permitiendo la creación rápida del juego, sin necesidad de conocimientos en Programación de Computadores. Se espera que el trabajo sirva de motivación para otros trabajos que vienen a utilizar esta plataforma como base para el desarrollo de otros juegos educativos, no solo juegos de rol. Con esto, se ve que el uso de TDICs y juegos RPG, en particular, puede tener un papel importante en la enseñanza de la Química (así como en otras disciplinas), mostrando la importancia del juego como recurso didáctico.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS WALLYSON PEREIRA DE QUEIROZ - TCC lLICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfLucas Wallyson Pereira de Queiroz. -TCC Licenciatura em Química CES 2023915.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.