Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
Title: Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.
Other Titles: Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship.
Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: IGNÁCIO, Renato da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Tiêgo dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Lógica matemática;Resolução de problemas;Proposição de problemas;Estágio curricular supervisionado - matemática;Problema - metodologia - resolução;Problema - metodologia - proposição;Matemática – Cuité - PB;Mathematical logic;Troubleshooting;Proposition of problems;Supervised curricular internship - mathematics;Problem - methodology - resolution;Problem - methodology - proposition;Mathematics – Cuité - PB;Resolución de problemas;Propuesta de problemas;Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas;Problema - metodología - resolución;Problema - metodología - proposición
Issue Date: 26-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.
Abstract: In this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical reasoning during the work with the topic number sets.
???metadata.dc.description.resumen???: En el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el tema de conjuntos numéricos.
Keywords: Lógica matemática
Resolução de problemas
Proposição de problemas
Estágio curricular supervisionado - matemática
Problema - metodologia - resolução
Problema - metodologia - proposição
Matemática – Cuité - PB
Mathematical logic
Troubleshooting
Proposition of problems
Supervised curricular internship - mathematics
Problem - methodology - resolution
Problem - methodology - proposition
Mathematics – Cuité - PB
Resolución de problemas
Propuesta de problemas
Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas
Problema - metodología - resolución
Problema - metodología - proposición
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANDON-LHE DE SOUZA FERNANDES - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfBrandon-lhe de Souza Fernandes - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023742.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.