Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021456051752902pt_BR
dc.contributor.advisor1IGNÁCIO, Renato da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDIGNÁCIO, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185203448137294pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Tiêgo dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, T. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDFREITAS, TIÊGO SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee1IDFREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.description.resumoNo presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleContribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.pt_BR
dc.date.issued2023-05-26-
dc.description.abstractIn this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical reasoning during the work with the topic number sets.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463-
dc.date.accessioned2023-06-29T17:30:05Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T17:30:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProposição de problemaspt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionado - matemáticapt_BR
dc.subjectProblema - metodologia - resoluçãopt_BR
dc.subjectProblema - metodologia - proposiçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Cuité - PBpt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectProposition of problemspt_BR
dc.subjectSupervised curricular internship - mathematicspt_BR
dc.subjectProblem - methodology - resolutionpt_BR
dc.subjectProblem - methodology - propositionpt_BR
dc.subjectMathematics – Cuité - PBpt_BR
dc.subjectResolución de problemaspt_BR
dc.subjectPropuesta de problemaspt_BR
dc.subjectPrácticas curriculares supervisadas - matemáticaspt_BR
dc.subjectProblema - metodología - resoluciónpt_BR
dc.subjectProblema - metodología - proposiciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Brandon-lhe de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship.pt_BR
dc.title.alternativeAportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEn el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el tema de conjuntos numéricos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANDON-LHE DE SOUZA FERNANDES - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfBrandon-lhe de Souza Fernandes - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023742.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.