Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo visa analisar sistematicamente os conteúdos das publicações existentes sobre a formação do engenheiro, no período de 2005 a 2016, na Revista de Ensino de Engenharia, de publicação da ABENGE. A cultura de inovação pressupõe o envolvimento de todas as esferas (pública, educacional e privada) no compromisso de viabilizar as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades de transformação, criação e adaptação de produtos e processos produtivos, segundo definição de inovação da OCDE. A formação técnica do profissional de Engenharia possui vinculação direta com as atividades descritas no cenário da inovação, e por este motivo, indicadores mundiais que confirmam a proporcionalidade entre os temas são usados para preditores de desenvolvimento e competitividade. A proposta do artigo foi elaborada em função da ausência de divulgação das práticas adotadas pelas instituições de ensino superior para atendimento da resolução nº 11, do MEC, que trata das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Engenharia. Foi realizado estudo bibliométrico, onde verificou-se nível reduzido de publicações relativas ao tema (10 artigos), e nos anos 2006, 2007, 2009, 2010 e 2016 não houve resultado para os critérios de busca utilizados. Os autores vinculados às instituições federais produziram maior número de artigos relacionados ao tema e 30% teve origem no estado de Minas Gerais. Somente um artigo (UFSC) indicou a utilização de uma ferramenta da área de projetos para a análise e proposição de nova matriz curricular. Conclui-se que a divulgação do tema na revista qualificada é reduzida e que tal prática não se enquadra na manutenção da cultura de inovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleCultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467-
dc.date.accessioned2023-06-29T21:50:48Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T21:50:48Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInovação - cursos de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectCurrículo de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Produção - currículopt_BR
dc.subjectCursos de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectFormação acadêmica - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectInnovation - Production Engineering coursespt_BR
dc.subjectProduction Engineering Curriculumpt_BR
dc.subjectProduction Engineering Coursespt_BR
dc.subjectEducation - Production Engineeringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Walcylene Castilho de.-
dc.creatorRODRIGUES, Marilsa de Sá.-
dc.creatorOLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido.-
dc.creatorSALGADO, Andreia Maria Pedro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCulture of innovation in higher education: the dissemination of curricular changes in engineering courses in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Walcylene Castilho de Araujo; RODRIGUES, Marilsa de Sá; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido; SALGADO, Andreia Maria Pedro. Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CULTURA DE INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfCultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. - Anais V Simep 2017602.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.