Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30491
Title: RegBot: chatbot para o regulamento de ensino de graduação da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: RegBot: chatbot for the graduation education regulation of the Universidade Federal de Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: MELO, Luana Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Robert Kalley Cavalcanti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Inteligência artificial;Artificial intelligence;Processamento de linguagem natural;Natural language processing;Assistente virtual;Virtual assistant;Chatbot;Tensorflow;Flask;Dataframe;UFCG - chatbot - ensino de graduação;UFCG - chatbot - undergraduate education;Regbot
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Luana Barbosa de. RegBot: chatbot para o regulamento de ensino de graduação da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 15p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30491
???metadata.dc.description.resumo???: O Regulamento de Ensino de Graduação é um dispositivo legal da Universidade Federal de Campina Grande que congrega as principais regras que devem ser observadas pela comunidade universitária, no âmbito da graduação. Esse regulamento dispõe sobre temas como: a organização de cursos de graduação e seus componentes curriculares; estágio; formas de ingresso e seleção de estudantes; os procedimentos acadêmicos referentes ao vínculo dos discentes; a mobilidade acadêmica; o aproveitamento de estudos; o quadro de horários; as avaliações de aprendizagem; os documentos acadêmicos, etc. No entanto, nem todos os alunos conhecem esse regulamento, ou alguns apresentam dificuldade para encontrar um tópico específico, por se tratar de um documento extenso. Além disso, alunos portadores de deficiência, a exemplo de deficiência visual, também encontram dificuldades no uso do regulamento. Pensando nessa problemática, o trabalho consistiu em desenvolver um chatbot, denominado RegBot, que possibilitará ao estudante o acesso às informações sobre o Regulamento de Ensino de Graduação da UFCG, de forma mais fácil, ágil e dinâmica, a partir do uso de uma linguagem mais acessível. Em seguida, o chatbot foi avaliado por uma amostra da comunidade acadêmica, a partir de um questionário de avaliação, de forma a concretizar o objetivo do trabalho.
Abstract: The Undergraduate Teaching Regulation is a legal device of the Universidade Federal de Campina Grande that brings together the main rules that must be observed by the university community, within the scope of graduation. This regulation exists on topics such as: the organization of undergraduate courses and their curricular components; internship; ways of entering and selecting students; academic procedures related to the students' bond; academic mobility; the use of studies; the timetable; as learning estimates; academic documents, etc. However, not all students are familiar with this regulation, or some have difficulty finding a specific topic, as it is an extensive document. In addition, students with disabilities, such as visual impairment, also find it difficult to use the regulation. Thinking about this problem, the work consisted of developing a chatbot, called RegBot, which will allow the student to access information about the UFCG Graduation Teaching Regulation, in an easier, agile and dynamic way, from the use of a language more accessible. Then, the chatbot was evaluated by a sample of the academic community, based on an evaluation conversation, in order to achieve the objective of the work.
Keywords: Inteligência artificial
Artificial intelligence
Processamento de linguagem natural
Natural language processing
Assistente virtual
Virtual assistant
Chatbot
Tensorflow
Flask
Dataframe
UFCG - chatbot - ensino de graduação
UFCG - chatbot - undergraduate education
Regbot
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30491
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA BARBOSA DE MELO - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfLuana Barbosa de Melo - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2023.854.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.