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Title: Escolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono do serviço de entrega da Empresa Courrieros.
Other Titles: Choice of methodology and estimate of the carbon footprint of Courieros Company's delivery service.
???metadata.dc.creator???: LÓPEZ, Sergio Ramírez.
REPOLHO, Hugo.
Keywords: Pegada de carbono - estimativa;Serviço de entrega;Empresa Courrieros;Logística verde;Sustentabilidade;Método multicritério de apoio à tomada de decisão;Public Avaliable Specification 2050;PAS 2050;Huella de carbono - estimación;Servicio de entrega;Empresa de mensajería;Logística verde;Sostenibilidad;Método de apoyo a la decisión multicriterio;Especificación Pública Evaluable 2050;Empreinte carbone - estimation;Service de livraison;Entreprise de messagerie;Logistique verte;Durabilité;Méthode d'aide à la décision multicritère;Spécification publique évaluable 2050;Carbon footprint - estimate;Delivery service;Courier company;Green logistics;Sustainability;Multicriteria decision support method;Public Evaluable Specification 2050
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LÓPEZ, Sérgio Ramírez; REPOLHO, Hugo. Escolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono do serviço de entrega da Empresa Courrieros. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30505
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito deste trabalho é utilizar métodos multicritério de apoio à tomada de decisão como o AHP e o TOPSIS para escolher a metodologia mais apropriada para realizar a estimativa de PC de um serviço de entregas da empresa Courrieros, que utiliza bikes como veículo de transporte na cidade do Rio de Janeiro, e compará-la com o mesmo serviço de entrega realizado com veículos convencionais (moto). Os resultados demonstraram que a metodologia PAS 2050 é a mais apropriada para realizar o cálculo de emissões de GEE do serviço. Ao empregar a moto como veículo de transporte, se produzem 231,93 kg de CO2e de emissões de GEE por dia, ou seja, 10,89 vezes mais emissões do que ao utilizar a bike, que produz somente 21,28 kg de CO2e por dia de trabalho.
Keywords: Pegada de carbono - estimativa
Serviço de entrega
Empresa Courrieros
Logística verde
Sustentabilidade
Método multicritério de apoio à tomada de decisão
Public Avaliable Specification 2050
PAS 2050
Huella de carbono - estimación
Servicio de entrega
Empresa de mensajería
Logística verde
Sostenibilidad
Método de apoyo a la decisión multicriterio
Especificación Pública Evaluable 2050
Empreinte carbone - estimation
Service de livraison
Entreprise de messagerie
Logistique verte
Durabilité
Méthode d'aide à la décision multicritère
Spécification publique évaluable 2050
Carbon footprint - estimate
Delivery service
Courier company
Green logistics
Sustainability
Multicriteria decision support method
Public Evaluable Specification 2050
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30505
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ESCOLHA DE METODOLOGIA E ESTIMATIVA DE PEGADA DE CARBONO - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfEscolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.386.03 kBAdobe PDFView/Open


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