Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30505
Title: | Escolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono do serviço de entrega da Empresa Courrieros. |
Other Titles: | Choice of methodology and estimate of the carbon footprint of Courieros Company's delivery service. |
???metadata.dc.creator???: | LÓPEZ, Sergio Ramírez. REPOLHO, Hugo. |
Keywords: | Pegada de carbono - estimativa;Serviço de entrega;Empresa Courrieros;Logística verde;Sustentabilidade;Método multicritério de apoio à tomada de decisão;Public Avaliable Specification 2050;PAS 2050;Huella de carbono - estimación;Servicio de entrega;Empresa de mensajería;Logística verde;Sostenibilidad;Método de apoyo a la decisión multicriterio;Especificación Pública Evaluable 2050;Empreinte carbone - estimation;Service de livraison;Entreprise de messagerie;Logistique verte;Durabilité;Méthode d'aide à la décision multicritère;Spécification publique évaluable 2050;Carbon footprint - estimate;Delivery service;Courier company;Green logistics;Sustainability;Multicriteria decision support method;Public Evaluable Specification 2050 |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LÓPEZ, Sérgio Ramírez; REPOLHO, Hugo. Escolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono do serviço de entrega da Empresa Courrieros. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30505 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O propósito deste trabalho é utilizar métodos multicritério de apoio à tomada de decisão como o AHP e o TOPSIS para escolher a metodologia mais apropriada para realizar a estimativa de PC de um serviço de entregas da empresa Courrieros, que utiliza bikes como veículo de transporte na cidade do Rio de Janeiro, e compará-la com o mesmo serviço de entrega realizado com veículos convencionais (moto). Os resultados demonstraram que a metodologia PAS 2050 é a mais apropriada para realizar o cálculo de emissões de GEE do serviço. Ao empregar a moto como veículo de transporte, se produzem 231,93 kg de CO2e de emissões de GEE por dia, ou seja, 10,89 vezes mais emissões do que ao utilizar a bike, que produz somente 21,28 kg de CO2e por dia de trabalho. |
Keywords: | Pegada de carbono - estimativa Serviço de entrega Empresa Courrieros Logística verde Sustentabilidade Método multicritério de apoio à tomada de decisão Public Avaliable Specification 2050 PAS 2050 Huella de carbono - estimación Servicio de entrega Empresa de mensajería Logística verde Sostenibilidad Método de apoyo a la decisión multicriterio Especificación Pública Evaluable 2050 Empreinte carbone - estimation Service de livraison Entreprise de messagerie Logistique verte Durabilité Méthode d'aide à la décision multicritère Spécification publique évaluable 2050 Carbon footprint - estimate Delivery service Courier company Green logistics Sustainability Multicriteria decision support method Public Evaluable Specification 2050 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30505 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESCOLHA DE METODOLOGIA E ESTIMATIVA DE PEGADA DE CARBONO - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf | Escolha de metodologia e estimativa de pegada de carbono - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017. | 386.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.