Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30511
Title: FAVA: Aplicação de simulação e validação de autômatos finitos para auxílio de ensino e aprendizagem.
Other Titles: FAVA: finite automata simulation and validation application for learning-teaching aid.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, João Pedro de Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Andrey Elísio Monteiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Autômatos finitos;Simulador;Validador formal;Linguagens formais;Software de auxílio acadêmico;Equivalência de autômatos;Ensino e aprendizagem - sistema;Finite automata;Simulator;Formal validator;Formal languages;Academic aid software;Equivalence of automata;Teaching and learning - system
Issue Date: 28-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, João Pedro de Barros. FAVA: Aplicação de simulação e validação de autômatos finitos para auxílio de ensino e aprendizagem. 2023. 13f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30511
???metadata.dc.description.resumo???: Os cursos que apresentam a teoria dos autômatos trazem consigo uma natureza matemática e formal necessária. Porém, quando o estudo desse tema não é planejado de forma conjunta à realização de exercícios práticos, geralmente se torna fator que compromete a compreensão por parte do aluno. Ainda assim, a resolução e correção de tais exercícios, quando feitas de forma confusa, sem a devida instrução, podem ser longas, tediosas e propensas a erros. Para mitigar essa dificuldade e apoiar o ensino e aprendizagem, este trabalho propõe uma plataforma web online visual e interativa para construção de autômatos finitos, determinísticos ou não, sua testagem, validação e aplicação de determinados algoritmos sob eles; além de contar com um ambiente focado na realização de exercícios criados por professores para os alunos, fornecendo-os feedbacks rápidos e constantes.
Abstract: The courses that contain the automata’s theory subject bring with them a necessary mathematical and formal nature. However, when the study of this subject is not planned in conjunction with the practical exercises, it usually becomes a factor that compromises the student’s understanding on it. Still, the resolution and correction of such exercises, when done in a confusing manner without proper instruction, can be lengthy, tedious, and prone to errors. To try solving this struggle and to support teaching and learning, this work proposes an online web platform for visually and interactively constructing finite automata, deterministic or not, its testing, validation, and application of certain algorithms on them. It also includes an environment focused on the resolution of exercises created by teachers for students, providing them with quick and constant feedbacks.
Keywords: Autômatos finitos
Simulador
Validador formal
Linguagens formais
Software de auxílio acadêmico
Equivalência de autômatos
Ensino e aprendizagem - sistema
Finite automata
Simulator
Formal validator
Formal languages
Academic aid software
Equivalence of automata
Teaching and learning - system
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30511
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO DE BARROS BARBOSA - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CEEI 2023.pdfJoão Pedro de Barros Barbosa - TCC Artigo Ciência da Computação CEEI 2023.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.