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Title: O crescimento do uso dos jogos digitais durante a pandemia e seus efeitos nos universitários.
Other Titles: The growth in the usage of digital games during the pandemic and its effects on university. students.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Vitor Mota Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Marcelo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AQUINO, Marcus Salerno de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Jogos digitais;Estudantes universitários e jogos digitais;Pandemia e jogos digitais;Crescimento de jogos digitais - pandemia;Digital games;College students and digital games;Pandemic and digital games;Digital games growth - pandemic
Issue Date: 1-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Vitor Mota Leite. O crescimento do uso dos jogos digitais durante a pandemia e seus efeitos nos universitários. 2023. 13f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30516
???metadata.dc.description.resumo???: Durante a pandemia de COVID-19, foi necessário que as pessoas se isolassem, devido aos altos índices de contágio e eventuais mortes. De acordo com o ministério da saúde, apenas no Brasil já foram mais de 35 milhões de casos confirmados e 695 mil mortes, até o início do ano de 2023. Com isso, a população precisou abrir mão de suas formas usuais de entretenimento presencial e socialização, o que levou as formas de passatempo digital a aparecerem como forma alternativa de diversão e socialização. Entre elas, uma das que mais viu crescimento neste período foi o uso dos jogos digitais, sendo apreciados até por quem nunca tinha tido contato anterior ao período de isolamento. Por isso, neste trabalho, pretendemos analisar como o crescimento do uso dos jogos digitais durante a pandemia gerou impactos positivos e negativos na vida de alunos universitários brasileiros após a pandemia. Para isso, foi encaminhado para tais estudantes formulários do Google forms, permitindo assim a geração de gráficos comparativos a partir da coleta e análise de dados. Assim, conseguimos comprovar um relacionamento entre este crescimento aos efeitos observados após o fim da mesma, tanto para quem já tinha contato com jogos como para quem teve sua primeira experiência. Ao final da pesquisa, conseguimos obter respostas de 115 estudantes universitários de graduação e pós, conseguindo obter uma boa perspectiva desta conexão e esperando com isso incentivar trabalhos futuros.
Abstract: During the COVID-19 pandemic, it was necessary for people to isolate themselves, due to the high rates of contagion and possible deaths. According to the Ministry of Health, in Brazil alone there have been more than 35 million confirmed cases and 695,000 deaths, by the beginning of 2023. As a result, the population had to give up their usual forms of face-to-face entertainment and socializing. , which led to forms of digital pastime appearing as an alternative form of entertainment and socialization. Among them, one of the ones that saw the most growth in this period was the use of digital games, being appreciated even by those who had never had contact before the isolation period. Therefore, in this work, we intend to analyze how the growth in the use of digital games during the pandemic generated positive and negative impacts on the lives of Brazilian university students after the pandemic. For this, Google forms were sent to such students, thus allowing the generation of comparative graphs from the collection and analysis of data. Thus, we managed to prove a relationship between this growth and the effects observed after the end of it, both for those who already had contact with games and for those who had their first experience. At the end of the survey, we were able to obtain responses from 115 undergraduate and graduate university students, obtaining a good perspective of this connection and hoping to encourage future works.
Keywords: Jogos digitais
Estudantes universitários e jogos digitais
Pandemia e jogos digitais
Crescimento de jogos digitais - pandemia
Digital games
College students and digital games
Pandemic and digital games
Digital games growth - pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30516
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