Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083984062242230pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JÚNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.referee2BRAGA, Elinaldo Menezes,-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar proposta didática para o ensino de Língua Inglesa em contextos escolares, partindo de uma reflexão acerca das formas de desenvolver a postura crítica dos estudantes através de materiais autênticos da língua alvo, produzidos em situação real de comunicação. Buscamos mostrar como assuntos de cunho social são transmitidos através da obra X-Men, nos gêneros HQ e filme, com o intuito de aproximar os discentes não apenas do idioma alvo, mas também dos aspectos culturais que permeiam a educação. Para isso, ressaltamos um ensino pautado na valorização da pluralidade na interação cultural e no compromisso, tanto com o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, quanto com a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nossa pesquisa é de caráter bibliográfico e propositivo. Conta como arcabouço teórico as contribuições de autores como Candau (2008), Schneuwly e Dolz (2014), Moacy Cirne (1972), Fantin (2017) e Bibe-Luyten (1985), entre outros pesquisadores. Espera-se que o trabalho com os gêneros, junto ao tema escolhido, possa contribuir para a ampliação dos conhecimentos culturais dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleHQs e filmes como ferramentas didáticas: metaforização de problemas étnico-raciais em X-Men.pt_BR
dc.date.issued2019-07-10-
dc.description.abstractThe objective of this work is to present a didactic proposal for the teaching of English Language in school contexts, starting from a reflection on ways to develop students' critical posture through authentic materials of the target language, produced in a real communication situation. We seek to show how social issues are transmitted through the work X-Men, in the genres HQ and film, aiming to approach students not only to the target language, but also to the cultural aspects that permeate education. For this, we emphasize a teaching based on the valorization of plurality in cultural interaction and commitment both to the development of students' communicative skills and to the formation of critical and conscious citizens. Our research is of a bibliographic and propositional character. It counts as a theoretical framework the contributions of authors such Candau (2008), Schneuwly and Dolz (2014), Moacy Cirne (1972), Fantin (2017) and Bibe-Luyten (1985) among other researchers. It is expected that the work with the genres next to the chosen theme can contribute to the expansion of the students' cultural knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30590-
dc.date.accessioned2023-07-07T16:11:05Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-07T16:11:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectHabilidades comunicativaspt_BR
dc.subjectX-Menpt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subjectInterculturality-
dc.subjectCommunicative skills-
dc.subjectHeróis da Marvelpt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectMetaforizaçãopt_BR
dc.subjectProblemas étnico-raciaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Gercica Francelino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComics and movies as didactic tools: metaphorization of ethnic-racial problems in X-Men.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Gercica Francelino. HQs e filmes como ferramentas didáticas: metaforização de problemas étnico-raciais em X-Men. 2019. 89f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERCICA FRANCELINO ALVES. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2019.pdfGercica Francelino Alves. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2019.2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.