Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30591
Title: Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia.
Other Titles: Caricature and spatial representation: a didactic methodology for teaching geography.
???metadata.dc.creator???: BANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
Keywords: Geografia - ensino;Metodologia de ensino;Caricatura;Representação espacial;Aprendizagem;Educação inclusiva;Geography - teaching;Teaching methodology;Caricature;Spatial representation;Learning;Inclusive education
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia. 2023. 110f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia destinado aos alunos de todos os níveis urge por ressignificação e novas experiências. O mundo se transformou e a educação escolar não acompanhou tais mudanças. Nessa perspectiva, a arte se mostra como uma das possibilidades para auxiliar nesse dinamismo tão necessário à geografia escolar, interagindo com a realidade na contemporaneidade, ao mesmo tempo que rompe com a estrutura já cristalizada de uma disciplina “enfadonha”. Portanto, nosso objetivo é apresentar a caricatura e a representação espacial como recurso metodológico capaz de promover na sala de aula o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem de forma agradável, despertando a atenção e curiosidade dos alunos para os conteúdos da Geografia. Em suma, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do uso da caricatura e das representações espaciais no ensino de Geografia, utilizando como referencial teórico os autores (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) os quais acreditam que as imagens surgem como potencial para desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, quer seja na área das artes ou dos estudos científicos. No “meio” das artes visuais o professor encontra um importante aporte didático, anunciando uma educação transformadora e articulada com a nova geração, promovendo uma relação entre o meio escolar e as novas mídias digitais.
Abstract: The teaching of Geography for students of all levels urges for re-signification and new experiences. The world has changed and school education has not followed these changes. In this perspective, art appears as one of the possibilities to help in this dynamism that is so necessary to school geography, interacting with contemporary reality, at the same time that it breaks with the already crystallized structure of a “boring” subject. Therefore, our objective is to present caricature and spatial representation as a methodological resource capable of promoting in the classroom the development of teaching-learning practices in a pleasant way, awakening students' attention and curiosity for the contents of Geography. In short, a bibliographic survey was carried out on the use of caricature and spatial representations in the teaching of Geography, using the authors (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) who believe that images emerge as a potential to develop the creativity of children and adolescents, whether in the area of arts or scientific studies. In the “environment” of the visual arts, the teacher finds an important didactic contribution, announcing a transforming education, articulated with the new generation, promoting a relationship between the school environment and the new digital media.
Keywords: Geografia - ensino
Metodologia de ensino
Caricatura
Representação espacial
Aprendizagem
Educação inclusiva
Geography - teaching
Teaching methodology
Caricature
Spatial representation
Learning
Inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30591
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDERLAN ORIEL SOARES BANDEIRA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP. 2023.pdfGilderlan Oriel Soares Bandeira. Monografia Geografia. CFP 2023.8.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.