Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBANDEIRA, G. O. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801813344708435pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553793783676245pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.description.resumoO ensino de Geografia destinado aos alunos de todos os níveis urge por ressignificação e novas experiências. O mundo se transformou e a educação escolar não acompanhou tais mudanças. Nessa perspectiva, a arte se mostra como uma das possibilidades para auxiliar nesse dinamismo tão necessário à geografia escolar, interagindo com a realidade na contemporaneidade, ao mesmo tempo que rompe com a estrutura já cristalizada de uma disciplina “enfadonha”. Portanto, nosso objetivo é apresentar a caricatura e a representação espacial como recurso metodológico capaz de promover na sala de aula o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem de forma agradável, despertando a atenção e curiosidade dos alunos para os conteúdos da Geografia. Em suma, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do uso da caricatura e das representações espaciais no ensino de Geografia, utilizando como referencial teórico os autores (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) os quais acreditam que as imagens surgem como potencial para desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, quer seja na área das artes ou dos estudos científicos. No “meio” das artes visuais o professor encontra um importante aporte didático, anunciando uma educação transformadora e articulada com a nova geração, promovendo uma relação entre o meio escolar e as novas mídias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleCaricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia.pt_BR
dc.date.issued2023-02-10-
dc.description.abstractThe teaching of Geography for students of all levels urges for re-signification and new experiences. The world has changed and school education has not followed these changes. In this perspective, art appears as one of the possibilities to help in this dynamism that is so necessary to school geography, interacting with contemporary reality, at the same time that it breaks with the already crystallized structure of a “boring” subject. Therefore, our objective is to present caricature and spatial representation as a methodological resource capable of promoting in the classroom the development of teaching-learning practices in a pleasant way, awakening students' attention and curiosity for the contents of Geography. In short, a bibliographic survey was carried out on the use of caricature and spatial representations in the teaching of Geography, using the authors (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) who believe that images emerge as a potential to develop the creativity of children and adolescents, whether in the area of arts or scientific studies. In the “environment” of the visual arts, the teacher finds an important didactic contribution, announcing a transforming education, articulated with the new generation, promoting a relationship between the school environment and the new digital media.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30591-
dc.date.accessioned2023-07-07T16:48:55Z-
dc.date.available2023-07-07-
dc.date.available2023-07-07T16:48:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectCaricaturapt_BR
dc.subjectRepresentação espacialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectCaricaturept_BR
dc.subjectSpatial representationpt_BR
dc.subjectLearning-
dc.subjectInclusive education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCaricature and spatial representation: a didactic methodology for teaching geography.pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia. 2023. 110f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDERLAN ORIEL SOARES BANDEIRA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP. 2023.pdfGilderlan Oriel Soares Bandeira. Monografia Geografia. CFP 2023.8.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.