Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, M. A. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203742077351150pt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA NETO, Mariana.-
dc.contributor.advisor1IDMOREIRA NETOpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603714805584547pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.referee2FERNANDES , Dorgival Goncalves.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico analisa a implementação da educação prisional na Cadeia Feminina de Cajazeiras-PB, com enfoque nas perspectivas pedagógicas do educar para a liberdade e investiga como os métodos teóricos e práticos que preconizam a educação desenvolvida na cadeia feminina delineiam perspectivas pedagógicas do educar para a liberdade. Baseia-se numa abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com utilização de técnicas de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação e categorização de análise temática simples dos dados obtidos. Para tanto, tem como trilha teórico-metodológica as indicações de Maeyer (2013); Davis (2018); Foucault (2014); Freire (2015); Arendt (2011), Julião (2016); Onofre (2015); Silva (2018); entre outros teóricos. No transcorrer da pesquisa foi possível discutir a naturalização das prisões, que não é algo que acontece de modo ingênuo, sendo resultado da ação do Estado enquanto instância estrutural e de seguridade dos sistemas de ensino e formação para a cidadania, revelando a marca de um intencional “fracasso”, que esconde as razões das questões e contextos que levam ao encarceramento. As reflexões tematizam as crises que a educação no cárcere enfrenta, conduzidas pelo contexto cultural e político, e a importância da efetivação enquanto direito de uma educação como prática da liberdade para pessoas privadas de liberdade. Foi problematizada a remição de pena por estudo, como ela acontece na Cadeia Feminina de Cajazeiras e até que ponto é um avanço, e porque esta questão não entra como elemento importante na composição do currículo. A este estudo interessou pensar a prática educativa na dimensão política, pois a ação humana é política, logo a prática educativa é o caminho, é a possibilidade de dimensionar a conscientização dos sujeitos. Abordou-se também a importância da EJA na oferta de educação para privadas (os) de liberdade, os conteúdos, o planejamento pedagógico e o currículo vivenciados na escola da cadeia. Faz-se pertinente o entendimento de que a educação oferecida na cadeia esteja ancorada nos pressupostos de uma educação acessível a todos, de qualidade e compreendida como prática da liberdade, como direito inalienável das pessoas, mesmo privadas de liberdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação entre celas e grades: vivências e práticas pedagógicas na cadeia feminina de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-05-23-
dc.description.abstractThis paper analyzes the implementation of prison education in the female detention in Cajazeiras (Brazil), focusing on the pedagogical perspectives of educating for freedom, and investigates how the theoretical and practical methods that advocate the education developed in the female detention delineate pedagogical perspectives of educating for freedom. This article is a qualitative and exploratory approach, with the use of semistructured interview techniques, questionnaires, observation and categorization of simple thematic analysis of the data obtained. The research is based on Maeyer (2013); Davis (2018); Foucault (2014); Freire (2015); Arendt (2011), Julião (2016); Onofre (2015); Silva (2018); among other theorists. During the investigation, it was discussed the naturalization of prisons, which happens in a naive way, being the result of the action of the State as a structural and security instance of education and training systems for citizenship. This action bears the mark of an intentional "failure," which hides the issues and contexts that lead to incarceration. If these issues were resolved politically and socially, incarceration would be useless. So, this paper reflects on the crises that prison education faces, driven by the cultural and political context, and on the importance of the realization, as a right, of an education as a practice of freedom for persons deprived of their liberty. The paper investigates the remission of sentence for study, as it happens in the female chain of Cajazeiras, and asks if this is an advance, especially when this mechanism is not an essential element in the composition of the curriculum. The research considers the educational practice in the political dimension, because human action is political, so the educational practice is the way, it is the possibility of dimensioning the awareness of the subjects. Finally, this article addresses the importance of EJA (Youth and Adult Education) in the provision of education for inmates. The contents, the pedagogical planning and the curriculum were some of the dimensions investigated in the school of the prison. It is important that the education offered in the chain is linked to the presuppositions of an education accessible to all. Such education must be of quality and understood as the practice of freedom, as an inalienable right of persons, even those persons deprived of their freedom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30630-
dc.date.accessioned2023-07-10T11:34:06Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T11:34:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em prisõespt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectCadeia Feminina de Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRemiçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducation in prisonspt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.subjectWomen's Chainpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectRedemptionpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectEducação prisionalpt_BR
dc.subjectEducação carceráriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation between cells and bars: experiences and pedagogical practices in the female jail of Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de. Educação entre celas e grades: vivências e práticas pedagógicas na Cadeia Feminina de Cajazeiras- PB. 2019. 112f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRYAN APARECIDA NASCIMENTO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMiryan Aparecida Nascimento de Souza. Monografia pedagogia. CFP 2019.7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.