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Title: A influência dos mitos na configuração e narrativa do jogo eletrônico "Deus da guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio.
Other Titles: The influence of myths in the configuration and narrative of the electronic game "Deus da Guerra-2005": an application proposal for high school.
???metadata.dc.creator???: ALENCAR, Anne Jezebel Batista de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÔRREA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Maria Vanice Lacerda de.
Keywords: Gênero textual;Mito grego;Jogo eletrônico;Mito épico;Jornada do herói;Ensino médio;Textual genre;Greek myth;Electronic game;Epic myth;Hero's journey;High school;Deus da guerra 2005 - jogo eletrônico;Gamificação
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALENCAR, Anne Jezebel Batista de. A influência dos mitos na configuração do jogo eletrônico "Deus da Guerra-2005": uma proposta de aplicação para o ensino médio. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa dispõe­se a analisar a narrativa e as transformações presentes na série de jogos eletrônicos, para a compreensão da relação entre o jogo “Deus da Guerra” com as narrativas da mitologia grega. Para isto, definimos como objetivo geral: analisar a presença das referências míticas presente no jogo eletrônico Deus da Guerra – 2005 como elemento utilizado para o ensino em leitura e interpretação. E objetivos específicos: identificar os tipos de mitos gregos presentes no jogo eletrônico Deus da Guerra; Distinguir as estratégias de inspirações utilizadas pelos criadores da história na construção da narrativa; a destacar práticas que possam ser adotadas a partir do Jogo no ensino em sala de aula. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições sobre a origem do mito, a partir das abordagens de Eliade (1999); Antunes (2003) e Huizinga (2014) que trazem considerações sobre a gamificação e a importância do jogo eletrônico. A perspectiva do jogo eletrônico a partir das teorias de Domingos (2008) e outros aportes teóricos que tratam sobre a temática em análise. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica do tipo qualitativa, baseada em materiais já publicados. Como resultados desta pesquisa, temos a compreensão da forte relação do jogo eletrônico “God of war­2005” com as narrativas dos mitos grego, e a elaboração de uma proposta de ensino para o Ensino Médio que contemplou as características do jogo e o ensino do gênero: mitos gregos.
Abstract: The present research aims to analyze the narrative and transformations present in the series of video games, to understand the relationship between the game "God of War" and Greek mythology narratives. For this purpose, we have defined the general objective as follows: to analyze the presence of mythological references in the electronic game "God of War" ­ 2005 as an element used for teaching reading and interpretation. The specific objectives are: to identify the types of Greek myths present in the electronic game "God of War"; to distinguish the strategies of inspiration used by the creators of the story in the construction of the narrative; to highlight practices that can be adopted based on the game in classroom teaching. The theoretical framework is based on contributions on the origin of myth, from the perspectives of Eliade (1999), Antunes (2003), and Huizinga (2014), which provide considerations on gamification and the importance of electronic games. The perspective of electronic games is approached through the theories of Domingos (2008) and other theoretical approaches that deal with the subject under analysis. The research methodology used was qualitative bibliographic research, based on already published materials. As results of this research, we have the understanding of the strong relationship between the electronic game "God of War­2005" and the narratives of Greek myths, and the development of a teaching proposal for high school that encompasses the characteristics of the game and the teaching of the genre: Greek myths.
Keywords: Gênero textual
Mito grego
Jogo eletrônico
Mito épico
Jornada do herói
Ensino médio
Textual genre
Greek myth
Electronic game
Epic myth
Hero's journey
High school
Deus da guerra 2005 - jogo eletrônico
Gamificação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30631
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ANNE JEZEBEL BATISTA DE ALENCAR. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfAnne Jezebel Batista de Alencar. Monografia Letras- Língua Portuguesa. CFP 2023. 530.3 kBAdobe PDFView/Open


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