Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
Title: Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
Other Titles: Fandom literacy practices and the reading and writing processes collaborative in Fanfics.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Thaís Lopes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Rose Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Leitura e escrita-cultura participativa;Escrita colaborativa;Fandom- práticas de letramento;Fanfics - processos de leitura e escrita;Letramento digital;Cultura de convergência;Gênero Fanfic;Multiletramentos;Reading and writing - participatory culture;Collaborative Writing;Fandom- literacy practices;Fanfics - reading and writing processes;Digital literacy;Convergence culture;Genre Fanfic;Multiliteracies
Issue Date: 15-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Com a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic.
Abstract: With the range of possibilities offered by the advent of digital media, many engaged and collaborative practices can be observed in the reading and production of current texts, especially in communities whose main characteristic is interaction, as is the case with fandoms. In it, different literacy practices are performed by its members, and most of them are the product of collective work and knowledge sharing. From this perspective, our main objective was to analyze fandom literacy practices with a focus on the fanfic genre in order to highlight and discuss their contributions to the development of collaborative reading and writing processes. As specific purposes, we aim to reflect on the role of Multiliteracies and Participatory Culture in the reading and production of texts, present the fan community, their literacy practices and their contributions to Convergence Culture, as well as analyze the fanfic genre with a focus on aspects of collaborative reading and writing that develop within it. Therefore, we base this research mainly on the contributions of Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) and Miranda (2009). As an analysis methodology, according to the classification of Prodanov and Freitas (2013), this research is configured as a bibliographical, qualitative approach, of a basic nature and exploratory character, since in it we seek to describe some of the processes of collaborative reading and production in the community of fans as a way to expand academic knowledge about literacy practices developed within the fandom based on an analysis of collaborative reading and writing strategies observed in the fanfic genre.
Keywords: Leitura e escrita-cultura participativa
Escrita colaborativa
Fandom- práticas de letramento
Fanfics - processos de leitura e escrita
Letramento digital
Cultura de convergência
Gênero Fanfic
Multiletramentos
Reading and writing - participatory culture
Collaborative Writing
Fandom- literacy practices
Fanfics - reading and writing processes
Digital literacy
Convergence culture
Genre Fanfic
Multiliteracies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA THAÍS LOPES DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfMaria Thaís Lopes da Silva. Monografia Letras- Língua Portuguesa. CFP 2023.511.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.