Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. T. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066706825160211pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Rose Maria de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoCom a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titlePráticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractWith the range of possibilities offered by the advent of digital media, many engaged and collaborative practices can be observed in the reading and production of current texts, especially in communities whose main characteristic is interaction, as is the case with fandoms. In it, different literacy practices are performed by its members, and most of them are the product of collective work and knowledge sharing. From this perspective, our main objective was to analyze fandom literacy practices with a focus on the fanfic genre in order to highlight and discuss their contributions to the development of collaborative reading and writing processes. As specific purposes, we aim to reflect on the role of Multiliteracies and Participatory Culture in the reading and production of texts, present the fan community, their literacy practices and their contributions to Convergence Culture, as well as analyze the fanfic genre with a focus on aspects of collaborative reading and writing that develop within it. Therefore, we base this research mainly on the contributions of Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) and Miranda (2009). As an analysis methodology, according to the classification of Prodanov and Freitas (2013), this research is configured as a bibliographical, qualitative approach, of a basic nature and exploratory character, since in it we seek to describe some of the processes of collaborative reading and production in the community of fans as a way to expand academic knowledge about literacy practices developed within the fandom based on an analysis of collaborative reading and writing strategies observed in the fanfic genre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662-
dc.date.accessioned2023-07-10T12:56:30Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T12:56:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita-cultura participativapt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectFandom- práticas de letramentopt_BR
dc.subjectFanfics - processos de leitura e escritapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectCultura de convergênciapt_BR
dc.subjectGênero Fanficpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectReading and writing - participatory culturept_BR
dc.subjectCollaborative Writingpt_BR
dc.subjectFandom- literacy practicespt_BR
dc.subjectFanfics - reading and writing processespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectConvergence culturept_BR
dc.subjectGenre Fanficpt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Thaís Lopes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFandom literacy practices and the reading and writing processes collaborative in Fanfics.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA THAÍS LOPES DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfMaria Thaís Lopes da Silva. Monografia Letras- Língua Portuguesa. CFP 2023.511.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.