Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30671
Title: Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual.
???metadata.dc.creator???: DOMINGUES, Paloma.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Kilson Pinheiro Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Adriana Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Roberta Chaiene Almeida Barbosa.
Keywords: Horticultura;Materiais didáticos;Mídias sociais;Horticulture;Teaching materials;Social media
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DOMINGUES, Paloma. Recursos semióticos na construção do discurso sobre hortas domésticas em ambiente virtual. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade atual tem se tornado cada vez mais urbanizada com rotinas agitadas e com alto consumo tecnológico. Tal consumo tecnológico foi elevado no cenário adverso proporcionado pela pandemia de COVID-19, que provocou mudanças nas organizações sociais e na forma de fazer as atividades do cotidiano. Nesse contexto, houve uma contribuição para a diversidade dos gêneros discursivos e seus respectivos recursos que se fizeram disponíveis nas mídias sociais. Diante disso, objetivou-se com este trabalho produzir e posteriormente avaliar a qualidade e importância de materiais didáticos sobre hortas domésticas que são compostos por diferentes recursos semióticos em ambiente virtual. A metodologia empregada no trabalho consistiu em duas partes, sendo a primeira parte a produção de materiais didáticos (apostila e vídeos informativos) como forma de documentação, divulgação e didatização do conhecimento sobre hortas domésticas. Na segunda parte da metodologia ocorreu a análise por meio de uma pesquisa qualitativa, das formas de divulgação e popularização científica utilizando os recursos semióticos. Os resultados obtidos, demonstraram uma contribuição significativa dos materiais didáticos disponibilizados para a construção do conhecimento do público-alvo. Demonstrando assim, a importância do uso dos diversos recursos semióticos na construção do conhecimento em ambiente virtual, como também a importância de uma boa instrução que seja da forma mais simplificada, clara e didática possível.
Abstract: Today's society is increasingly urbanized with hectic routines and high technological consumption. Such technological consumption was high in the adverse scenario provided by the COVID-19 pandemic, which caused changes in social organizations and in the way of carrying out daily activities. In this context, the diversity of discursive genres and their respective resources that were made available on social networks contributed. Therefore, the objective of this work was to produce and evaluate the quality and importance of teaching materials about home gardens composed of different semiotic resources in a virtual environment. The methodology used in the work consisted of two parts, the first part being the production of teaching materials (handouts and informative videos) as a way of documenting, disseminating and teaching knowledge about home gardens. In the second part of the methodology, an analysis was carried out, through a qualitative research, of the forms of dissemination and scientific dissemination using semiotic resources. The results obtained point to a significant contribution of the teaching materials made available to build the knowledge of the target audience. Thus demonstrating the importance of using various semiotic resources in the construction of knowledge in a virtual environment, as well as the importance of good instruction as simplified, clear and didactic as possible.
Keywords: Horticultura
Materiais didáticos
Mídias sociais
Horticulture
Teaching materials
Social media
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30671
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Agronomia - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALOMA DOMINGUES- TCC AGRONOMIA 2023.pdfPaloma Domingues- TCC Agronomia 2023.516.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.