Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30674
Title: Impactos da saúde mental na vida de estudantes do ensino superior: uma revisão integrativa.
Other Titles: Impacts of mental health on the lives of higher education students: an integrative review.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Jéssica de Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Anúbes Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Saúde mental;Estudantes de ensino superior;Acadêmicos;Vivências acadêmicas;Mental health;Higher education students;Academics;Academic experiences;Revisão integrativa de literatura
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Jéssica de Freitas. Impactos da saúde mental na vida de estudantes do ensino superior: uma revisão integrativa. 2019. 43f. Monografia (Bacharelado Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O início da vida acadêmica traz consigo uma série de mudanças para a vida dos estudantes do ensino superior. Por se tratar de uma época repleta de novas vivências e descobrimentos, alguns universitários não conseguem reagir bem a todas essas mudanças e isso faz com o mesmo acabe desenvolvendo algum problema psicológico, o que pode causar uma série de impactos na vida acadêmica do mesmo, podendo levar a uma diminuição do seu rendimento, problemas de interação social e biológicos, além do desenvolvimento de comportamentos de risco. Objetivo: analisar os principais impactos vivenciados por estudantes do ensino superior após o início da sua vida acadêmica. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão integrativa de caráter exploratório. A primeira etapa, partiu do interesse pela temática, seguida da elaboração da questão norteadora: Quais os principais problemas de saúde mental são enfrentados por estudantes do ensino superior e de que forma estes podem impactar a sua trajetória acadêmica? Dando continuidade, o local onde foi realizada a pesquisa se deu através nas bases de dados BVS, LILACS, MEDLINE e BDENF, também foram consultados os sites do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS). com estudos sem delimitação de tempo. Considerações finais: Os dados analisados revelaram que o início da vida acadêmica traz consigo uma série de mudanças para a vida dos acadêmicos, nos mais diversos âmbitos, como: social, psicológicos, econômicos e afetivo. Sendo que, muitas vezes a entrada na universidade faz com que os acadêmicos se distanciem da sua família, acarretando sofrimentos psíquicos ainda maiores.
Abstract: The beginning of academic life brings with it a series of changes for the lives of higher education students. Because it is a time full of new experiences and discoveries, some college students cannot react well to all these changes and this causes the same developing some psychological problem, which can cause a series of impacts on the academic life of it. lead to decreased income, social and biological interaction problems, and the development of risk behaviors. Objective: To analyze the main impacts experienced by higher education students after the beginning of their academic life. Methodology: This is an exploratory integrative review study. The first step was based on the interest in the theme, followed by the elaboration of the guiding question: What are the main mental health problems faced by higher education students and how can they impact their academic career? Continuing, the place where the research was conducted was through the databases VHL, LILACS, MEDLINE and BDENF, were also consulted the websites of the Ministry of Health, World Health Organization (WHO). with studies without time limits. Final considerations: The data analyzed revealed that the beginning of academic life brings with it a series of changes for the life of academics, in the most diverse areas, such as: social, psychological, economic and affective. Being that, many times the entrance in the university makes the students distance themselves from their family, causing even greater psychological sufferings.
Keywords: Saúde mental
Estudantes de ensino superior
Acadêmicos
Vivências acadêmicas
Mental health
Higher education students
Academics
Academic experiences
Revisão integrativa de literatura
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30674
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA DE FREITAS SOARES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2019.pdfJéssica de Freitas Soares. Monografia Enfermagem. CFP 2019. 313.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.