Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVERAS, I. N. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741159923016711pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira.-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899pt_BR
dc.contributor.referee1VIEIRA, Anderson Henrique.-
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, A. H.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Franciele da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, F. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo central investigar, por meio de ampla bibliografia, a precarização do trabalho docente do ensino superior público, visando evidenciar os efeitos do adoecimento mental dos professores entre os anos de 2020 a 2023, período que corresponde ao recorte temporal da pandemia, visto que os processos advindos das relações de trabalho atuais vêm intensificando o desgaste físico e mental dos trabalhadores(as), e com a pandemia de COVID-19 estes processos se agravaram em todas as esferas da vida social. Para tal fim, foi utilizado o método qualitativo, a partir de revisões bibliográficas, para buscar compreender a possível presença de elementos que propiciaram o desenvolvimento de quadros de adoecimento mental no ambiente de trabalho e assim contribuir para o debate do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em tempos de pandemia, atingindo os objetivos propostos. Como resultado, constatou-se que a vasta produção teórica sobre o tema indica um nexo entre adoecimento mental e as condições de trabalho, processo este acentuado durante a pandemia (2020-2023). Fica evidente a necessidade urgente de políticas de mitigação, mas também, é imprescindível superar a ordem do agente causador desta barbárie.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social.pt_BR
dc.titlePandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior.pt_BR
dc.date.issued2023-06-12-
dc.description.abstractThe main objective of this course completion paper is to investigate, through a broad bibliography, the precariousness of the teaching work in public higher education, aiming to highlight the effects of mental illness of teachers between the years 2020 and 2023, a period that corresponds to the time frame of the pandemic, since the processes arising from the current work relations have intensified the physical and mental wear of workers, and with the pandemic of COVID-19 these processes have worsened in all spheres of social life. To this end, the qualitative method was used, based on bibliographic reviews, to seek to understand the possible presence of elements that propitiate the development of mental illness in the workplace and thus contribute to the debate about the illness of workers in times of pandemic, reaching the proposed objectives. As a result, it was found that the vast theoretical production on the subject indicates a link between mental illness and working conditions, a process that is accentuated during the pandemic (2020-2023). The urgent need for mitigation policies is evident, but it is also essential to overcome the order of the causative agent of this barbarism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678-
dc.date.accessioned2023-07-10T13:45:22Z-
dc.date.available2026-07-10-
dc.date.available2023-07-10T13:45:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - precarizaçãopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectWorkerspt_BR
dc.subjectIllnesspt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectAdoecimento no trabalho - docentespt_BR
dc.subjectEducação superior - docentes - adoecimentopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.creatorVERAS, Ivanyr Nayara Mascena.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePandemic, precariousness and illness of Education teachers Higher.pt_BR
dc.identifier.citationVERAS, Ivanyr Nayara Mascena. Pandemia, precarização e adoecimento dos(as) docentes da Educação Superior, 2023. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Social, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa - PB, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30678pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANYR NAYARA MASCENA VERAS -TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023.pdfIVANYR NAYARA MASCENA VERAS -TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023561.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.