Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30688
Title: A relação das condições de trabalho em escolas públicas de educação básica com o processo de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da vivência como bolsista de iniciação do PIBID inglês.
Other Titles: The relationship of working conditions in public schools of education relationship with the teaching and learning process: an analysis from the experience as a PIBID English initiation scholarship holder.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Wagner Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Formação docente;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência;Escolas públicas - professores;Professores-condições de trabalho;Educação básica - professores;Ambiente escolar;Língua inglesa - aprendizagem;English language teaching;Teacher training;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program;Public schools - teachers;Teachers - working conditions;School environment;English language - learning
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Wagner Silva de. A relação das condições de trabalho em escolas públicas de educação básica com o processo de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da vivência como bolsista de iniciação do PIBID inglês . 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino da língua inglesa tem adquirido uma relevância significativa na contemporaneidade devido ao contexto globalizado no qual vivemos, em que o inglês é amplamente utilizado como língua franca. No entanto, é lamentável constatar que o ensino dessa língua nas escolas públicas não recebe o devido reconhecimento, e os professores enfrentam inúmeros desafios em sua prática docente. Um dos principais fatores que impactam diretamente a aprendizagem é o ambiente precário em que muitas escolas estaduais se encontram. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma iniciativa governamental que possibilita aos licenciandos vivenciarem a realidade escolar e contribui ativamente em sua formação acadêmica. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo principal investigar a relação entre a aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas públicas de ensino básico. Sendo pautada nas vivências como bolsista de iniciação à docência do PIBID-Inglês, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse estudo se baseia em um relato de experiência vivenciado em uma escola estadual localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação bibliográfica e caráter exploratório. A revisão teórica que embasa este estudo contempla contribuições de diversos autores, tais como Bakhtin (1997), Canário (1998, 2006), Chomsky (1998), Freire (1967, 1987, 2000, 2002), Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Tardif (2012), Vygotsky (1989), entre outros. Além disso, foram consideradas escritas acadêmicas relevantes relacionadas ao tema desta pesquisa.
Abstract: The English language teaching has acquired a significant relevance nowadays due to the globalized context in which we live, where English is widely used as a lingua franca. However, it is regrettable to note that the teaching of this language in public schools does not receive the proper recognition, and teachers face a lot of challenges in their teaching practice. One of the main factors that directly impact learning is the precarious environment of many public schools. Thus, the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) emerges as a government initiative that enables academic students to experience the school reality and actively contributes to their academic training. Therefore, this work has as main objective to investigate the connection between learning and the working conditions where teachers in public schools labor. Being based on the experiences as a scholarship holder for initiation to teaching at PIBID-English, at the Teacher Training Center (CFP), at the Federal University of Campina Grande (UFCG). This study is based on an experience report lived in a state school located in the city of Cajazeiras - Paraíba. As for the methodological approach, it is a qualitative research, with bibliographical foundation and exploratory character. The theoretical review that supports this study includes contributions from several authors, such as Bakhtin (1997), Canário (1998, 2006), Chomsky (1998), Freire (1967, 1987, 2000, 2002), Leffa (2007, 2011), Rojo (2012), Tardif (2012), Vygotsky (1989), and some others. In addition, relevant academic writings related to the topic of this research were considered.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Formação docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Escolas públicas - professores
Professores-condições de trabalho
Educação básica - professores
Ambiente escolar
Língua inglesa - aprendizagem
English language teaching
Teacher training
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
Public schools - teachers
Teachers - working conditions
School environment
English language - learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Ingesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30688
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER SILVA DE ANDRADE. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CPF 2023.pdfWagner Silva de Andrade. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.