Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692
Title: A evasão escolar como desafio ao Serviço Social.
Other Titles: School dropout as a challenge to Social Work.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Jamylle Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira,
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Franciele da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
Keywords: Evasão escolar;Educação;Trabalho profissional;Serviço Social;School dropout;Education;Professional work;Social service
Issue Date: 13-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Jamylle Soares de. Menezes, Jamylle Soares de. A evasão escolar como desafio ao Serviço Social, 2023. 57fl. : il. color. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa-PB - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692
???metadata.dc.description.resumo???: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o trabalho profissional do (a) Assistente Social frente à evasão escolar em um município no alto sertão paraibano no ano de 2022, na medida em que a evasão escolar é uma das expressões da questão social, ao mesmo tempo em que a preocupação é identificar os fatores que contribuem para essa evasão e as possibilidades do trabalho profissional frente a ela. Com esse intuito, para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e a abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo, a partir do método materialista dialético, bem como a técnica de pesquisa de campo com aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos com a pesquisa confirma a hipótese de que a evasão escolar é uma das expressões da questão social, dessa forma, se torna um desafio ao trabalho profissional do/a Assistente Social inseridos na educação em vista de que são diversos os fatores que podem ocasiona-la. Ademais, foram identificados os fatores que contribuem com a evasão escolar, aos quais são fatores internos e externos das instituições escolares que estão relacionadas diretamente com as desigualdades da sociedade capitalista.
Abstract: This Course Completion Work aims to understand the professional work of the Social Worker in the face of school dropout in a municipality in the high hinterland of Paraíba in the year 2022, insofar as school dropout is one of the expressions of the social issue, at the same time, the concern is to identify the factors that contribute to this evasion and the possibilities of professional work in the face of it. To this end, to meet the research objectives, a bibliographic study was carried out and the methodological approach used was the qualitative method, based on the dialectical materialist method, as well as the field research technique with the application of a semi-structured interview. The results obtained from the research confirm the hypothesis that school dropout is one of the expressions of the social issue, thus, it becomes a challenge to the professional work of the Social Worker inserted in education in view of the fact that there are several factors that can occasion it. Furthermore, the factors that contribute to school dropout were identified, which are internal and external factors of educational institutions that are directly related to the inequalities of capitalist society.
Keywords: Evasão escolar
Educação
Trabalho profissional
Serviço Social
School dropout
Education
Professional work
Social service
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMYLLE SOARES DE MENEZES - TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023.pdfJAMYLLE SOARES DE MENEZES - TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023429.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.