Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENEZES, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225575421119249pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira,
dc.contributor.advisor1IDFRANÇA JUNIOR, R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Franciele da Silva.
dc.contributor.referee1IDSANTOS, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee2FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
dc.contributor.referee2IDFÉLIX, M. C. S.pt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o trabalho profissional do (a) Assistente Social frente à evasão escolar em um município no alto sertão paraibano no ano de 2022, na medida em que a evasão escolar é uma das expressões da questão social, ao mesmo tempo em que a preocupação é identificar os fatores que contribuem para essa evasão e as possibilidades do trabalho profissional frente a ela. Com esse intuito, para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e a abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo, a partir do método materialista dialético, bem como a técnica de pesquisa de campo com aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos com a pesquisa confirma a hipótese de que a evasão escolar é uma das expressões da questão social, dessa forma, se torna um desafio ao trabalho profissional do/a Assistente Social inseridos na educação em vista de que são diversos os fatores que podem ocasiona-la. Ademais, foram identificados os fatores que contribuem com a evasão escolar, aos quais são fatores internos e externos das instituições escolares que estão relacionadas diretamente com as desigualdades da sociedade capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleA evasão escolar como desafio ao Serviço Social.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to understand the professional work of the Social Worker in the face of school dropout in a municipality in the high hinterland of Paraíba in the year 2022, insofar as school dropout is one of the expressions of the social issue, at the same time, the concern is to identify the factors that contribute to this evasion and the possibilities of professional work in the face of it. To this end, to meet the research objectives, a bibliographic study was carried out and the methodological approach used was the qualitative method, based on the dialectical materialist method, as well as the field research technique with the application of a semi-structured interview. The results obtained from the research confirm the hypothesis that school dropout is one of the expressions of the social issue, thus, it becomes a challenge to the professional work of the Social Worker inserted in education in view of the fact that there are several factors that can occasion it. Furthermore, the factors that contribute to school dropout were identified, which are internal and external factors of educational institutions that are directly related to the inequalities of capitalist society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692
dc.date.accessioned2023-07-10T14:31:49Z
dc.date.available2023-07-10
dc.date.available2023-07-10T14:31:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho profissionalpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProfessional workpt_BR
dc.subjectSocial servicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENEZES, Jamylle Soares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool dropout as a challenge to Social Work.pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, Jamylle Soares de. Menezes, Jamylle Soares de. A evasão escolar como desafio ao Serviço Social, 2023. 57fl. : il. color. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa-PB - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30692pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMYLLE SOARES DE MENEZES - TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023.pdfJAMYLLE SOARES DE MENEZES - TCC MONOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL CCJS 2023429.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.