Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30694
Title: A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio.
Other Titles: The representation of black women in Negrinha, by Monteiro Lobato, and Minha Mãe é Negra Sim, by Patrícia Santana, as a semiotic reading proposal for high school.
???metadata.dc.creator???: LIMA , Suzana Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Waldelange Silva dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
Keywords: Semiótica discursiva;Mulheres negras na literatura;Negrinha - Monteiro Lobato;Minha Mãe é Negra Sim - Conto;Contos - representação das mulheres;Literatura - representação feminina;Proposta de leitura;Discursive semiotics;Black women in literature;My Mother is Black Yes - Tale;Tales - representation of women;Literature - female representation;Reading proposal
Issue Date: 13-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Suzana Soares de. A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio. 2023. 68f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Na maioria das vezes ausente, ocupando papéis secundários de adjuvante ou vilão, e quando é encontrado no protagonismo, o que raramente acontece, está sempre preso a ambientes que não lhe qualifica, o povo negro ainda ocupa nos dias atuais um espaço secundário na literária brasileira. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se realiza a representação das mulheres nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e no conto “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana, a fim de refletir sobre esta temática no ensino médio. Para tanto, articulamos conceitos básicos da semiótica com ênfase na produtividade semântica; pontuamos a condição das mulheres negras nos corpora de análise; e refletimos sobre o tema da representação das mulheres negras na literatura brasileira como proposta de discussão temática para o 1o Ano do Ensino Médio. Como aporte teórico utilizamos os aportes teóricos da Semiótica Discursiva com Greimas (1989), que propõe um percurso gerativo de sentido; e em estudos de brasileiros a exemplos de Fiorin (2021) e Barros (2005) que apresentam contribuições acerca desse percurso; buscamos os estudos sobre a representação das mulheres na literatura com Gomes (2013), Bezerra e Cortiva (2012), e seguimos com as contribuições de Kilomba (2019), Silva (2021) e Evaristo(2014) a fim de dialogarmos sobre a representação das mulheres negras na literatura. A metodologia adotada foi a análise do discurso, levando em consideração a semiótica como metodologia de análise e a abordagem foi qualitativa. Dentro de um universo de dez contos lidos, foi escolhido os contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato (1920), e “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana (2008), para analise seguiu os seguintes critérios: a presença das mulheres negras nos contos selecionados para a análise e a posição ocupada pelas mulheres negras nos corpora. Os resultados expuseram a comprovação de que a posição é de inferioridade e a representação ocupada pelas mulheres negras presente nos contos é de preconceito racial.
Abstract: Most of the time absent, occupying secondary roles of adjuvant or villain, and when they are found in the leading role, which rarely happens, they are always trapped in environments that do not qualify them, the black people still occupy a secondary space in Brazilian literature. Therefore, this research aims to analyze how women are represented in the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “Minha Mãe é Negra Sim”, by Patrícia Santana, in order to reflect on this theme in high school. To do so, we articulate basic concepts of semiotics with emphasis on semantic productivity; also punctuate the condition of black women in the corpora of analysis; and reflect on the theme of the representation of black women in literature as a thematic discussion proposal for the first year of high school. Using the theoretical contributions of Discourse Semiotics with Greimas (1989), who proposes a generative path of meaning; and in studies by Brazilians such as Fiorin (2021) and Barros (2005) who present contributions about this path; we searched for studies about the representation of women in literature with Gomes (2013), Bezerra and Cortiva (2012), and followed with the contributions of Kilomba (2019), Silva (2021), and Evaristo (2014) in order to dialogue about the representation of black women in literature. The methodology adopted was discourse analysis, taking into account semiotics as an analysis methodology and the approach was qualitative. Within a universe of ten short stories read, the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “My Mother is black”, by Patrícia Santana, were chosen for analysis according to the following criteria: the presence of black women in the short stories selected for analysis and the position occupied by black women in the corpora. The results exposed the proof that the position is of inferiority and the representation occupied by black women present in the tales is of racial prejudice.
Keywords: Semiótica discursiva
Mulheres negras na literatura
Negrinha - Monteiro Lobato
Minha Mãe é Negra Sim - Conto
Contos - representação das mulheres
Literatura - representação feminina
Proposta de leitura
Discursive semiotics
Black women in literature
My Mother is Black Yes - Tale
Tales - representation of women
Literature - female representation
Reading proposal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30694
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZANA SOARES DE LIMA. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfSuzana Soares de Lima. Monografia Letras-Língua Portuguesa. CFP 2023.1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.