Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDARRAIS, M. N. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Waldelange Silva dos.-
dc.contributor.referee2DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.description.resumoNa maioria das vezes ausente, ocupando papéis secundários de adjuvante ou vilão, e quando é encontrado no protagonismo, o que raramente acontece, está sempre preso a ambientes que não lhe qualifica, o povo negro ainda ocupa nos dias atuais um espaço secundário na literária brasileira. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se realiza a representação das mulheres nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e no conto “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana, a fim de refletir sobre esta temática no ensino médio. Para tanto, articulamos conceitos básicos da semiótica com ênfase na produtividade semântica; pontuamos a condição das mulheres negras nos corpora de análise; e refletimos sobre o tema da representação das mulheres negras na literatura brasileira como proposta de discussão temática para o 1o Ano do Ensino Médio. Como aporte teórico utilizamos os aportes teóricos da Semiótica Discursiva com Greimas (1989), que propõe um percurso gerativo de sentido; e em estudos de brasileiros a exemplos de Fiorin (2021) e Barros (2005) que apresentam contribuições acerca desse percurso; buscamos os estudos sobre a representação das mulheres na literatura com Gomes (2013), Bezerra e Cortiva (2012), e seguimos com as contribuições de Kilomba (2019), Silva (2021) e Evaristo(2014) a fim de dialogarmos sobre a representação das mulheres negras na literatura. A metodologia adotada foi a análise do discurso, levando em consideração a semiótica como metodologia de análise e a abordagem foi qualitativa. Dentro de um universo de dez contos lidos, foi escolhido os contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato (1920), e “Minha Mãe é Negra Sim”, de Patrícia Santana (2008), para analise seguiu os seguintes critérios: a presença das mulheres negras nos contos selecionados para a análise e a posição ocupada pelas mulheres negras nos corpora. Os resultados expuseram a comprovação de que a posição é de inferioridade e a representação ocupada pelas mulheres negras presente nos contos é de preconceito racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleA representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractMost of the time absent, occupying secondary roles of adjuvant or villain, and when they are found in the leading role, which rarely happens, they are always trapped in environments that do not qualify them, the black people still occupy a secondary space in Brazilian literature. Therefore, this research aims to analyze how women are represented in the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “Minha Mãe é Negra Sim”, by Patrícia Santana, in order to reflect on this theme in high school. To do so, we articulate basic concepts of semiotics with emphasis on semantic productivity; also punctuate the condition of black women in the corpora of analysis; and reflect on the theme of the representation of black women in literature as a thematic discussion proposal for the first year of high school. Using the theoretical contributions of Discourse Semiotics with Greimas (1989), who proposes a generative path of meaning; and in studies by Brazilians such as Fiorin (2021) and Barros (2005) who present contributions about this path; we searched for studies about the representation of women in literature with Gomes (2013), Bezerra and Cortiva (2012), and followed with the contributions of Kilomba (2019), Silva (2021), and Evaristo (2014) in order to dialogue about the representation of black women in literature. The methodology adopted was discourse analysis, taking into account semiotics as an analysis methodology and the approach was qualitative. Within a universe of ten short stories read, the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, and “My Mother is black”, by Patrícia Santana, were chosen for analysis according to the following criteria: the presence of black women in the short stories selected for analysis and the position occupied by black women in the corpora. The results exposed the proof that the position is of inferiority and the representation occupied by black women present in the tales is of racial prejudice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30694-
dc.date.accessioned2023-07-10T14:39:18Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T14:39:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectMulheres negras na literaturapt_BR
dc.subjectNegrinha - Monteiro Lobatopt_BR
dc.subjectMinha Mãe é Negra Sim - Contopt_BR
dc.subjectContos - representação das mulherespt_BR
dc.subjectLiteratura - representação femininapt_BR
dc.subjectProposta de leiturapt_BR
dc.subjectDiscursive semioticspt_BR
dc.subjectBlack women in literaturept_BR
dc.subjectMy Mother is Black Yes - Talept_BR
dc.subjectTales - representation of womenpt_BR
dc.subjectLiterature - female representationpt_BR
dc.subjectReading proposalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA , Suzana Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of black women in Negrinha, by Monteiro Lobato, and Minha Mãe é Negra Sim, by Patrícia Santana, as a semiotic reading proposal for high school.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Suzana Soares de. A representação das mulheres negras em Negrinha, de Monteiro Lobato, e Minha Mãe é Negra Sim, de Patrícia Santana, como proposta de leitura semiótica para ensino médio. 2023. 68f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZANA SOARES DE LIMA. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfSuzana Soares de Lima. Monografia Letras-Língua Portuguesa. CFP 2023.1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.