Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA escola é o espaço adequado para fornecer os estímulos necessários para a construção do conhecimento, principalmente no que concerne à leitura, interpretação e letramento. No entanto, para que os processos de leitura e interpretação sejam desenvolvidos de forma significativa, é necessário que essas práticas sejam sistematizadas de forma que o aprendizado efetivo aconteça. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma reflexão acerca da eficácia das práticas de letramento frente ao desafio de formar leitores capazes de interpretar os textos de forma proficiente. Para tanto, temos como principal objetivo demonstrar a eficácia do alfabetizar letrando de modo a contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos suporte principalmente nas teorias de Soares (2010), Mortatti (2011), Kleiman (2005), Solé (1998), Koch (2009) e Marcuschi (2005), como também nos documentos oficiais que norteiam as práticas docentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nossa pesquisa é caracterizada como bibliográfica de natureza qualitativa, como também aplicada, dado que buscamos suporte nas teorias existentes para análise dos dados e elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica. Para melhor entender as dificuldades dos alunos em relação à leitura e a interpretação de textos, analisamos os resultados da prova do SAEB (2019-2021) da E.M.E.F. Professor Newton Seixas, localizada no município de Pombal-PB, e constatamos que são preponderantes as deficiências apresentadas, demonstrando a urgência em empreender ações que colaborem para melhorar esse quadro. Diante disso, elaboramos uma proposta de intervenção com cinco oficinas que abordam gêneros diversos, na perspectiva dos letramentos, direcionada a professores do 5° ano do Ensino Fundamental. Com isso, esperamos contribuir para o fazer pedagógico dos professores no que concerne a leitura e interpretação de textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titlePráticas de letramento frente à problemática de leitura e interpretação de textos no 5º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-04-12-
dc.description.abstractThe school is the right space to provide the necessary stimuli for the construction of knowledge, especially with regard to reading, interpretation and literacy. However, for the reading and interpretation processes to be developed in a meaningful way, it is necessary that these practices are systematized so that effective learning takes place. From this perspective, this work proposes a reflection on the effectiveness of literacy practices in the face of the challenge of forming readers capable of interpreting texts proficiently. To do so, our main objective is to demonstrate the effectiveness of literacy in order to contribute to the development of skills and abilities of Elementary School students. For this, we sought support mainly in the theories of Soares (2010), Mortatti (2011), Kleiman (2005), Solé (1998), Koch (2009) and Marcuschi (2005), as well as in official documents that guide teaching practices, National Curricular Parameters (PCN, 1998) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). Our research is characterized as bibliographical of a qualitative nature, as well as applied, given that we seek support in existing theories for data analysis and elaboration of a proposal for pedagogical intervention. In order to better understand the difficulties of students in relation to reading and interpreting texts, we analyzed the results of the SAEB test (2019-2021) by E.M.E.F. Professor Newton Seixas, located in the municipality of Pombal-PB, and we found that the deficiencies presented are preponderant, demonstrating the urgency to undertake actions that collaborate to improve this situation. In view of this, we created an intervention proposal with five workshops that address different genres, from the perspective of literacies, aimed at teachers of the 5th year of Elementary School. With this, we hope to contribute to the pedagogical work of teachers with regard to reading and interpreting texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30698-
dc.date.accessioned2023-07-10T15:29:29Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T15:29:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectProcesso de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMétodos de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInterpretação de textospt_BR
dc.subjectAlfabetização no Brasil – históriapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProva do SAEB(2019-2021)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - escola municipal - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectReading processpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLiteracy methodspt_BR
dc.subjectInterpretation of textspt_BR
dc.subjectLiteracy in Brazil – historypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSAEB exam (2019-2021)pt_BR
dc.subjectElementary School - Municipal School - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectLinguística.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Jane da Silva Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices facing the problem of reading and interpreting texts in the 5th year of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Jane da Silva Vieira. Práticas de letramento frente à problemática de leitura e interpretação de textos no 5º ano do ensino fundamental. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANE DA SILVA VIEIRA MOREIRA.DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfJane da Silva Vieira Moreira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023. 4.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.