Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLACERDA, K. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331655246130967pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2ARAUJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractThis work addresses the issue of playfulness in the Teacher Training Center, based on the monographsthat are available at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sectoral Library. A bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the use of games and games in theoretical- methodological disciplines, in the Pedagogy course, emphasizing studies and strategies used to favor the teaching and learning process of future teachers. In the specific objectives: to understand the pedagogical training of future teachers, in different theoretical-methodological disciplines, in the Pedagogy course, about the use of games and activities; discuss the theoretical- methodological relationship of using games and games in planning, considering the course plans of each subject and get to know scientific productions about games and games available at the Central Library of the Teacher Training Center. From a theoretical point of view, it was discussed,pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700-
dc.date.accessioned2023-07-10T15:49:02Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T15:49:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectConstrução do lúdico - monografia-CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogia - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplinas teórico-metodológicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectLúdico - formação de professorpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectConstruction of the ludic - monograph-CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogy - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectTheoretical-methodological disciplinespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectCourse plan - Academic unit of education - CFP/UFCGpt_BR
dc.subjectLudic - teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Karla Simone da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGames and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA SIMONE DA SILVA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfKarla Simone da Silva Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2023.522.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.