Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
Title: Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
Other Titles: Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores.
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Karla Simone da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAUJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Ludicidade;Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG;Pedagogia - CFP/UFCG;Disciplinas teórico-metodológicas;Educação infantil;Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG;Lúdico - formação de professor;Playfulness;Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG;Pedagogy - CFP/UFCG;Theoretical-methodological disciplines;Child education;Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG;Ludic - teacher training
Issue Date: 13-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.
Abstract: This work addresses the issue of playfulness in the Teacher Training Center, based on the monographsthat are available at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sectoral Library. A bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the use of games and games in theoretical- methodological disciplines, in the Pedagogy course, emphasizing studies and strategies used to favor the teaching and learning process of future teachers. In the specific objectives: to understand the pedagogical training of future teachers, in different theoretical-methodological disciplines, in the Pedagogy course, about the use of games and activities; discuss the theoretical- methodological relationship of using games and games in planning, considering the course plans of each subject and get to know scientific productions about games and games available at the Central Library of the Teacher Training Center. From a theoretical point of view, it was discussed,
Keywords: Ludicidade
Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG
Pedagogia - CFP/UFCG
Disciplinas teórico-metodológicas
Educação infantil
Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG
Lúdico - formação de professor
Playfulness
Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG
Pedagogy - CFP/UFCG
Theoretical-methodological disciplines
Child education
Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG
Ludic - teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA SIMONE DA SILVA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfKarla Simone da Silva Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2023.522.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.