Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9077240804544996pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2ALVES, Francisco Francimar de Sousa.-
dc.description.resumoO ensino de Língua Inglesa cada vez mais, exige dos professores uma atenção à necessidade de contextualizar o processo de aprendizagem do idioma. Essa contextualização, consequentemente, envolve a reflexão sobre as mudanças sociais e temas que perpassam o cotidiano dos sujeitos envolvidos neste processo. Quando temas transversais, socialmente relevantes, estão presentes na sala de aula, os alunos tendem a atribuir maior significado à própria aprendizagem e o ensino realiza sua função no tocante à formação crítica dos estudantes e o debate sobre a cidadania. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática com a realização de uma atividade lingüístico-comunicativa, trabalhando as habilidades de leitura, escrita, audição e fala de forma integrada, a partir da série de tv One day at a time e dois dos seus principais temas: Feminismo e Imigração. Para tanto, este trabalho contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000); PCN+ (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); Além de autores como Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz e Schneuwly (2004); dentre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, com análises e propostas que pretendem contribuir com sugestões para aulas similares, nos moldes da abordagem comunicativa de ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas meio da série: one day at a time.pt_BR
dc.date.issued2019-07-09-
dc.description.abstractThe English Language Teaching, increasingly, requires the attention of teachers to the need of contextualizing the process of language learning. This contextualization, therefore, involves the reflection of the social changes and the themes that perpass the daily life of the people involved in this process. When socially relevant transversal themes are present in the classroom, students tend to attach greater significance to the learning process itself and the teaching process performs its role with regard to the critical student formation and the debate on citizenship. In this context, the present research has as its main objective to propose a didactic sequence with the accomplishment of a linguistic-communicative activity, working the abilities of reading, writing, listening and speaking in an integrated way, from the television series One day at a time and two of its main themes: Feminism and Immigration. Hence, this work had the theoretical support of documents as PCN (2000); PCN + (2002); OCEM (2006); BNCC (2016); In addition to authors such as Oliveira (2014); Holden (2009); Lopes-Rossi (2003); Dolz and Schneuwly (2004); among others. Thus, this study consists of a bibliographical research, with analyzes and proposals that intend to contribute with suggept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30701-
dc.date.accessioned2023-07-10T16:11:48Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T16:11:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativa de ensinopt_BR
dc.subjectHabilidades integradaspt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subjectCross-cutting themespt_BR
dc.subjectCommunicative teaching approachpt_BR
dc.subjectIntegrated skillspt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectsérie One day at a timept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Paloma Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWorking with cross-cutting themes in English language classes: improving communicative skills mid-grade: one day at a time.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA,Paloma Alves da. O trabalho com os temas transversais nas aulas de Língua Inglesa: aperfeiçoando as habilidades comunicativas por meio da série: One day at a time. 2019. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALOMA ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2019.pdfPaloma Alves da Silva. Monografia Letras - Línga Inglesa. CFP 2019.780.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.