Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713
Title: As variações linguística lexicais da língua portuguesa no livro didático do 6º ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino.
Other Titles: The lexical linguistic variations of the Portuguese language in the textbook of the 6th grade of elementary school II: a teaching propostal.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Laryssa Regina Pamplona da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua latina - origem;Língua portuguesa - construção;Variação lexical;Livro didático - contextualização histórica;Formação do léxico;Língua portuguesa - formação do léxico;Latin language - origin;Portuguese language - construction;Lexical variation;Textbook - historical context;Lexicon formation;Portuguese language - lexicon formation
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Laryssa Regina Pamplona da. As variações linguísticas lexicais da língua portuguesa no didático do 6 ano do ensino fundamental II: uma proposta de ensino. 2023. 54f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca descrever a construção da Língua Portuguesa desde sua origem até chegar à língua falada no Brasil atual, com intuito de perceber quais os fatores que contribuíram para que o português apresente variedades lexicais dentro do seu vocabulário, assim como evidenciar o fato dos livros didáticos, geralmente, apresentarem conteúdos fragmentados descontextualizados referente a essas variações, não estabelecendo relações entre a situação social dos alunos e seu modo de usar a língua e, consequentemente, fortalecendo o fato do preconceito linguístico dentro de sala de aula. Para isso, apresentamos o seguinte objetivo geral: analisar a necessidade da abordagem, no livro didático, da inserção atualização histórica e a variação lexical a partir da língua latina; assim como os objetivos específicos: destacar a origem da língua latina; apresentar a influência da língua latina na formação do léxico da Língua Portuguesa; discutir como ocorreu a formação da Língua Portuguesa e sua chegada no Brasil com as variações presentes em seu léxico; evidenciar o fato do preconceito linguístico ocorrer como uma certa consequência diante da falta de conteúdos disponibilizados pelo livro didático. Para realizar este trabalho, foram utilizados os aportes teóricos de: Assis (2011), Bagno (2007), Coutinho (2011), Ilari (1999), dentre outros que ajudam a compreender sobre a construção e evolução da língua. Além disso, a pesquisa possui caráter propositivo, visto que a proposta de atividades elaborada é direcionada ao 6° ano do ensino fundamental, com material para refletir sobre a variação linguística do português no Brasil. Para construção desse trabalho, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois foram consultados materiais escritos como monografias e livros, com abordagem qualitativa. Através da evolução da Língua Portuguesa, percebemos quais os fatores que influenciaram na construção de uma
Abstract: The present work seeks to observe the constructo of the Portuguese language from its origin until reaching the language spoken in Brazil today, with the aim of perceiving which factors contributed to Portuguese presenting lexical varieties within its vocabulary, as well as highlighting the fact that books didactics, generally, present fragmented and decontextualized contents referring to these variations, not establishing relations between the social situation of the students and their way of using the language. For this, we present the following specific objectives: to highlight the origin of the Latin language; present the influence of the Latin language in the formation of the lexicon of the Portuguese language; discuss how the formation of the Portuguese language occurred and its arrival in Brazil with the variations present in its lexicon; highlight the fact that linguistic prejudice occurs as a certain consequence of the lack of available content; To carry out our work, we used the theoretical contributions of: Bagno (2007), Câmara Júnior (1985), Coutinho (2011), Ilari (1999), Teyssier (2007), among others that help to understand the construction and evolution of the language. In addition, the research has a propositional character, since the proposal of activities elaborated is directed to the 6th year of elementary school, with material to reflect on the linguistic variation of Portuguese in Brazil. For the construction of this work, we opted for a bibliographical research, as written materials such as monographs and books were consulted, with a qualitative approach. Through the evolution of the Portuguese language, we realized which factors influenced the construction of a diverse language with many linguistic varieties.
Keywords: Língua latina - origem
Língua portuguesa - construção
Variação lexical
Livro didático - contextualização histórica
Formação do léxico
Língua portuguesa - formação do léxico
Latin language - origin
Portuguese language - construction
Lexical variation
Textbook - historical context
Lexicon formation
Portuguese language - lexicon formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30713
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA REGINA PAMPLONA DA COSTA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfLaryssa Regina Pamplona da Costa. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.