Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30718
Title: Representações sobre práticas envolvendo dinheiro em paróquias católicas, terreiros afro-brasileiros e comunidades neopentecostais.
Other Titles: Representations about practices involving money in Catholic parishes, Afro-Brazilian terreiros and neo-Pentecostal communities.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Elizabete Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROJAS, Adrián Rojas
???metadata.dc.contributor.referee2???: OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso van
Keywords: Dádiva;Dinheiro e religiões;Mediação;Religião;Gift;Money;Mediation;Religion;Terreiros de candomblé e umbanda;Paróquias católicas tradicionais;Comunidades pentecostais;Igreja Verbo da Vida;Teoria da Dádiva - Marcel Mauss;Dízimo;Ofertas;Etnografia religiosa
Issue Date: 8-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Elizabete Alves de. Representações sobre as práticas envolvendo dinheiro em paróquias católicas, terreiros afro-brasileiros e comunidades neopentecostais. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30718
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação focalizamos as representações de práticas envolvendo dinheiro em comunidades religiosas, construídas por participantes de três segmentos religiosos selecionados: terreiros de candomblé e umbanda; paróquias católicas tradicionais e carismáticas; e comunidades neopentecostais, especificamente da igreja Verbo da Vida, todas localizadas no município de Campina Grande, Paraíba. A perspectiva teórica combinou as contribuições da teoria da dádiva, de Marcel Mauss e as reflexões de Simmel sobre o papel mediador exercido pelo dinheiro nas interações sociais. Em termos de metodologia, selecionamos para este estudo participantes de cada subcampo de religiosidade, dentre membros comuns e líderes, com os quais realizamos entrevistas semi-estruturadas. Ainda como estratégia metodológica, fizemos observação direta através da frequentação sistemática das comunidades selecionadas. Dentre as principais conclusões da pesquisa, destacamos: (1) é recorrente nos três sistemas culturais religiosos estudados, uma representação funcional da circulação, captação e estímulo para que os fiéis entreguem o dízimo e façam ofertas. As práticas de doação de valores monetários são justificadas pela sua função de prover as necessidades operacionais das comunidades religiosas; (2) o dinheiro aparece representado como um meio para mediar as relações entre fiéis e fiéis e entre estes e as divindades de cada modelo de religiosidade. Assim, o dinheiro é visto como dádiva a ser recebida tanto pela comunidade, quanto pela(s) divindade(s), que retribui em termos de ‘bênçãos’, ‘graças’ alcançadas; (3) nas entrevistas encontramos uma fricção entre as representações do dinheiro como sendo necessário para as comunidades e não necessário para as divindades, o que aponta para o caráter eufemístico que cerca o dinheiro e o interesse que ele representa nas comunidades religiosas, bem como em outras atividades, como, por exemplo, a produção do saber/da ciência e da arte.
Abstract: In this dissertation we focus on the representations of practices involving money in religious communities, constructed by participants from three selected religious segments: Candomblé and Umbanda terreiros; traditional and charismatic Catholic parishes; and neo-Pentecostal communities, specifically from the Verbo da Vida church, all located in the municipality of Campina Grande, Paraíba. The theoretical perspective combined contributions from Marcel Mauss's gift theory and Simmel's reflections on the mediating role played by money in social interactions. In terms of methodology, we selected for this study participants from each religiosity subfield, among ordinary members and leaders, with whom we conducted semi-structured interviews. Still as a methodological strategy, we carried out direct observation through systematic visits to the selected communities. Among the main conclusions of the research, we highlight: (1) is recurrent in the three religious cultural systems studied, a functional representation of circulation, capture and encouragement for the faithful to deliver the tithe and make offerings. Practices of donating monetary values are justified by their function of providing for the operational needs of religious communities; (2) money appears represented as a means to mediate relations between faithful and faithful and between these and the deities of each model of religiosity. Thus, money is seen as a gift to be received both by the community and by the deity(s), who reciprocate in terms of 'blessings', 'graces' achieved; (3) in the interviews we found a friction between the representations of money as being necessary for communities and not necessary for deities, which points to the euphemistic character that surrounds money and the interest it represents in religious communities, as well as in other activities, such as, for example, the production of knowledge/science and art.
Keywords: Dádiva
Dinheiro e religiões
Mediação
Religião
Gift
Money
Mediation
Religion
Terreiros de candomblé e umbanda
Paróquias católicas tradicionais
Comunidades pentecostais
Igreja Verbo da Vida
Teoria da Dádiva - Marcel Mauss
Dízimo
Ofertas
Etnografia religiosa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30718
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZABETE ALVES DE BRITO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2023.pdf878.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.