Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
Title: O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
Other Titles: The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story.
???metadata.dc.creator???: NORVINO, Thalis Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Retextualidade;Gêneros textuais;Compreensão textual;Produção textual;Leitura;Canção;Retextuality;Textual genres;Textual comprehension;Reading;Song;Retextualização;Linguística.
Issue Date: 22-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.
Abstract: This research work aims to show that the process of retextualization is a innovative pedagogical practice that is attractive to students and fundamental to the development of reading, comprehension and textual production. It is believed that before of teaching practices still focused for traditional teaching, this proposal of intervention must gain breath, in the sense that the work with retextualization can be an excellent moment for the teaching-learning process. For this research is based mainly on the contributions of Marcuschi (2001, 2010), with regard to the retextualization process; Marcuschi (2008) and Cavalcante (2013) about textual genres; Bosi (2001) about the tale and Costa (2001) referring to the song genre. With regard to methodology, this research is bibliographical, under a qualitative approach, for not presenting methods and techniques statistics. It is also applied by presenting a proposal of activities to be development in the classroom. As a result, the work presented a didactic proposal, aimed at teachers of the 9th grade of Elementary School in perspective of the retextualization of orality for writing.
Keywords: Retextualidade
Gêneros textuais
Compreensão textual
Produção textual
Leitura
Canção
Retextuality
Textual genres
Textual comprehension
Reading
Song
Retextualização
Linguística.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALIS ALVES NORVINO. MONOGRAFIA LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfThalis Alves Norvino. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.934.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.