Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNORVINO, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8324237905088007pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.pt_BR
dc.date.issued2023-06-22-
dc.description.abstractThis research work aims to show that the process of retextualization is a innovative pedagogical practice that is attractive to students and fundamental to the development of reading, comprehension and textual production. It is believed that before of teaching practices still focused for traditional teaching, this proposal of intervention must gain breath, in the sense that the work with retextualization can be an excellent moment for the teaching-learning process. For this research is based mainly on the contributions of Marcuschi (2001, 2010), with regard to the retextualization process; Marcuschi (2008) and Cavalcante (2013) about textual genres; Bosi (2001) about the tale and Costa (2001) referring to the song genre. With regard to methodology, this research is bibliographical, under a qualitative approach, for not presenting methods and techniques statistics. It is also applied by presenting a proposal of activities to be development in the classroom. As a result, the work presented a didactic proposal, aimed at teachers of the 9th grade of Elementary School in perspective of the retextualization of orality for writing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721-
dc.date.accessioned2023-07-10T19:16:56Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T19:16:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRetextualidadept_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectRetextualitypt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectTextual comprehensionpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLinguística.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNORVINO, Thalis Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story.pt_BR
dc.identifier.citationNORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALIS ALVES NORVINO. MONOGRAFIA LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfThalis Alves Norvino. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.934.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.