Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750
Title: Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
Other Titles: Challenges faced by English language teachers in Public Basic Education Schools: an analysis as a PIBID English Initiation Scholarship, during the COVID-19 Pandemic.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria Brasil de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
Keywords: Língua Inglesa;PIBID;Ensino remoto;English language;Remote Learning;Desafios - professores de língua inglesa;Ensino de língua inglesa na pandemia
Issue Date: 22-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria Brasil de. Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COV1D-19. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Os professores de língua inglesa em escolas públicas de ensino básico enfrentam diversos desafios em seu trabalho. A análise dos desafios enfrentados no ensino da língua inglesa, como bolsista de iniciação do PIBID Inglês durante a pandemia da Covid-19 revela aspectos relevantes. Durante esse período, os professores de inglês tiveram que lidar com a transição para o ensino remoto, enfrentando dificuldades como a adaptação a novas tecnologias e a busca por recursos educacionais adequados. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores de Língua Inglesa em escolas de Ensino Básico durante a pandemia da Covid-19. Justifica-se nas possíveis contribuições decorrentes dos resultados apresentados para profissionais, acadêmicos e sociedade interessada pelo ensino de língua inglesa. Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou o método empírico indutivo, buscando a composição de informações pormenorizadas para tornar mais amplo o entendimento do conteúdo que se investiga. Os resultados obtidos apontam que a competência comunicativa, conforme discutido com base nos estudos da Linguística Aplicada, mostrou-se essencial para o ensino de línguas. No entanto, a transição para o ensino remoto dificultou o desenvolvimento pleno das habilidades de fala, audição, leitura e escrita, bem como a interação e a prática comunicativa entre os alunos. Os professores tiveram que buscar estratégias e recursos adaptados para garantir a interação e o desenvolvimento dessas habilidades, considerando as limitações impostas pela modalidade de ensino. Diante desses desafios, o Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID - Inglês desempenhou um papel fundamental, proporcionando formação e experiências práticas para os bolsistas. A vivência como bolsista de iniciação do PIBID - Inglês durante a pandemia permitiu uma compreensão mais aprofundada dos obstáculos enfrentados pelos professores, além de proporcionar reflexões sobre a importância da formação docente e do apoio institucional para enfrentar esses desafios.
Abstract: The English language teachers in public elementary schools face several challenges in their work. An analysis of the challenges faced in teaching the English language, as a PIBID English initiation scholarship holder during the Covid-19 pandemic, reveals relevant aspects. During this period, English teachers had to deal with the transition to remote teaching, facing difficulties such as adapting to new technologies and the search for adequate educational resources. In this sense, this work, which aims to analyze in general the challenges faced by English Language teachers in Basic Education schools during the Covid-19 pandemic, is justifies by the possible contributions suffered by the results presented to professionals, academics and society interested in the English language teaching. This is a literature review that used the inductive empirical method, seeking a composition of detailed information to broaden the understanding of the content being investigated. The results obtained point out that communicative competence, as discussed based on Applied Linguistics studies, proved to be essential for language teaching. However, the transition to remote teaching made it difficult to fully develop speaking, listening, reading and writing skills, as well as interaction and communicative practice among students. Teachers had to seek adapted strategies and resources to ensure the interaction and development of these skills, considering the restrictions imposed by the teaching modality. Faced with these challenges, the Institutional Teaching Initiation Program - PIBID - English played a fundamental role, providing training and practical experiences for scholarship holders. Living as a PIBID - English initiation scholarship holder during the pandemic allowed a deeper understanding of the obstacles faced by teachers, in addition to providing reflection on the importance of teacher training and institutional support to face these challenges.
Keywords: Língua Inglesa
PIBID
Ensino remoto
English language
Remote Learning
Desafios - professores de língua inglesa
Ensino de língua inglesa na pandemia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA BRASIL DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfMaria Brasil de Oliveira. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023. 745.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.