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Title: Experências, memórias e performances: a construção cotidiana do "ser feirante" na feira de Campina Grande-PB.
Other Titles: Experiences, memories and performances: the daily construction of "being a marketer" at the Campina Grande-PB fair.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Susana Rolim Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORTELETTI, Roseli de Fatima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: TELLA, Marco Aurélio Paz.
???metadata.dc.contributor.referee4???: OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.
Keywords: Feira de Campina Grande - PB;Feirantes - etnografia;Trabalho;Performance;Street market;Marketers;Work;Performance;Feiras livres;Memórias - feira de Campina Grande - PB;Feira Central - Campina Grande - PB;Fotos - Feira Central de Campina Grande - PB
Issue Date: 23-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Suzana Rolim Soares. Experiências, memórias e performances: a construção cotidiana do "ser feirante"na feira central de Campina Grande-PB. 2023. 226f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30753
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese é o resultado de quatro anos de estudos e de pesquisa junto aos vendedores da maior feira livre do município de Campina Grande-PB, a Feira Central, também conhecida como “feira grande”, em virtude de sua grande extensão territorial e de sua relevância comercial, histórica, cultural e demográfica. O principal objetivo dessa pesquisa de cunho etnográfico é analisar como é ser feirante. Para isso, foram desenvolvidas observações e análises das dimensões que são cotidianamente acionadas por aqueles vendedores de rua, a saber: a dimensão do trabalho, das sociabilidades, das coisas, das memórias e da performance. Essa última categoria foi utilizada tanto como inspiração e fundamentação teórica, norteada por autores como Richard Schechner (2006, 2012, 2013) e Richard Bauman (2008), quanto como instrumento metodológico, que aliado às observações do cotidiano, à realização de entrevistas semi estruturadas com 21 feirantes e às muitas conversas formais e informais com outros vendedores, fregueses e funcionários da prefeitura do município, ajudaram a perceber como os comerciantes da feira estão cotidianamente experienciando e, ao mesmo tempo, encenando como é ser feirante. A perspectiva teatral, diversas vezes utilizada nesse trabalho e inspirada em autores como Erving Goffman (1985), ajudou a perceber e a conceber a Feira Central como um grande cenário público ao ar livre. Cenário esse que é criado, organizado e montado dia após dia por meio do trabalho e das coisas que são cuidadosamente comercializadas, cuidadas, organizadas e expostas pelas mãos dos feirantes, enquanto artistas que demonstram ser. Nesse cenário multifacetado, os saberes e as performances se realizam, ao mesmo tempo em que as memórias emergem e ganham forma, horas impregnadas nas coisas, horas refletidas no próprio corpo do feirante. Nesse sentido, é possível inferir que ser feirante é algo que está diretamente relacionado às práticas ou às performances cotidianas. Algo que se aprende sendo e se ensina demonstrando, fazendo, organizando, decorando, empilhando, vivendo, sentindo no próprio corpo, seja o cansaço ou a emoção de se perceber e de se assumir como um deles em uma das maiores feiras da região Nordeste do Brasil. Cenário esse que acolhe e, ao mesmo tempo, interfere de maneira significativa no processo de formação e identificação dos feirantes, os quais atuam como protagonistas tanto daquele espaço mercantil quanto desta tese.
Abstract: This research is a result of four years of studying and researching next to marketers of the biggest street market of Campina Grande-PB, the Central Street Market, also known as “big street market”, due to its large territorial extension and its commercial, historical, culturaland demographic relevance. The main objective of this ethnographic research is to analyze the experience of being a marketer. For this purpose, observations and analyses of the dimensions that are daily driven by those marketers were developed, namely: the dimension of work, of sociabilities, of things, of memories and of performance. The last category was used as inspiration and theoretical foundation, guided by authors such as Richard Schechner (2006, 2012, 2013) and Richard Bauman (2008). Concerning the methodological instrument, which, together with everyday observations, semi-structured interviews with 21 marketers and many formal and informal conversations with other traders, customers and municipal officials, helped us to understand how marketers experience on a daily basis and, at the same time, act out what it is like to be a marketer. The theatrical perspective used in this research and inspired in authors as Erving Goffman (1985), helped to perceive and conceive the Central Street Market as a large open-air public scenario. This scenario is created, organized and assembled daily through the work and the things that are carefully commercialized, cared for, organized and exhibited by the hands of the marketers, as the artists they show themselves to be. In this diversified scenario, the knowledges and performances take place at the same time as memories emerge and take shape, sometimes impregnated in things, sometimes reflected in the marketer's own body. In this sense, it is possible to affirm that being a marketer is directly related to the performances and practices of daily life. Something that is learned by being and is taught by demonstrating, doing, organizing, decorating, piling, living, feeling in one's own body, be it the tiredness or the emotion of realizing and assuming oneself as one of them in one of the biggest street markets in the Northeast region of Brazil. It is a scenario that embraces and, at the same time, interferes significantly in the process of formation and identification of the marketers, who act as protagonists both of that market space and of this thesis.
???metadata.dc.description.resume???: Cette thèse est le résultat de quatre années d'études et de recherches avec les vendeurs de la plus grande foire gratuite de la ville de Campina Grande-PB, la Feira Central, également connue sous le nom de "grande foire", en raison de sa grande extension territoriale et de son inportance commercial, historique, culturelle et démographique. L'objectif principal de cette recherche ethnographique est d'analyser ce que c'est vendeur de rue. Pour cela, des observations et des analyses ont été menées sur les dimensions qui sont quotidiennement activées par ces vendeurs de rue, à savoir : la dimension du travail, de la sociabilité, des choses, des souvenirs et de la performance. Cette dernière catégorie a servi à la fois d'inspiration et de fondement théorique, guidé par des auteurs tels que Richard Schechner (2006, 2012, 2013) et Richard Bauman (2008), et d'instrument méthodologique, qui, combinés à des observations quotidiennes, des entretiens semi-directifs avec 21 marchands et les nombreuses conversations formelles et informelles avec d'autres vendeurs, clients et employés du gouvernement municipal, qui ont permis de comprendre comment les commerçants de la foire vivent au quotidien et, en même temps, de mettre en scène ce que c'est que d'être marchand. La perspective théâtrale, utilisée à plusieurs reprises dans ce travail et inspirée par des auteurs comme Erving Goffman (1985), a aidé à percevoir et à concevoir la Feira Central comme un grand espace public extérieur. Un scénario qui se crée, s'organise et s'assemble jour après jour à travers le travail et les choses soigneusement commercialisés, soignés, organisés et exposés par les mains des marchands, en tant qu'artistes qui se révèlent. Dans ce scénario aux multiples facettes, savoirs et performances s'opèrent, en même temps que surgissent et se dessinent des souvenirs, des heures imprégnées des choses, des heures réfléchies dans le propre corps du marchand. En ce sens, il est possible de déduire qu'être vendeur de rue est quelque chose qui est directement lié aux pratiques ou performances quotidiennes. Quelque chose qui s'apprend en étant et s'enseigne en démontrant, faisant, organisant, décorant, empilant, vivant, ressentant dans son propre corps, que ce soit la fatigue ou l'émotion de se percevoir et de s'assumer comme l'un d'eux dans l'une des plus grandes foires dans la région nord-est du pays Brésil. Un scénario qui accueille et, en même temps, interfère de manière significative dans le processus de formation et d'identification des marchands, qui agissent comme protagonistes à la fois dans cet espace marchand et dans cette thèse.
Keywords: Feira de Campina Grande - PB
Feirantes - etnografia
Trabalho
Performance
Street market
Marketers
Work
Performance
Feiras livres
Memórias - feira de Campina Grande - PB
Feira Central - Campina Grande - PB
Fotos - Feira Central de Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30753
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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