Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIGUEIRÊDO, V. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9198321155366511pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fabiana.-
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3523474491236304pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar se e em que medida as práticas de leitura literária desenvolvidas por oficineiros da Flibo (Festa literária de Boqueirão) contribuem com a formação de jovens leitores de literatura. De natureza exploratória e interpretativa, insere-se no modelo de Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Apresenta como objetivos específicos: a) Identificar os aspectos teórico-metodológicos que embasam as práticas de leitura literária nessas oficinas; b) Compreender as contribuições dessas práticas de leitura literária para ampliar o horizonte de expectativas de jovens leitores. Com esse fito, a pesquisa teve como subsídio teórico-metodológico os estudos da Sociologia da leitura e História da leitura (CHARTIER, 1994; 2001; 2011); a relação Literatura e Sociedade trabalhada por Candido (2011); da “formação do leitor literário”, segundo Colomer (2007); do conceito de “mediação de leitura literária” em Petit (2008; 2009 e 2019) e da Estética da recepção e Experiência Estética, desenvolvidos por Jauss (1979). Os procedimentos adotados para produção dos dados foram: a) Aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com os mediadores de leitura; b) Realização de entrevista do tipo grupo focal com os jovens leitores público-alvo das oficinas de leitura; c) Observação de uma oficina de leitura literária. Foram ouvidos 4 (quatro) mediadoras de leitura e 3 (três) jovens leitores participantes de oficinas de leitura da Flibo. Ao final, ficou constatado que as participantes da pesquisa compreendem o leitor como elemento principal e atuante no texto e que suas práticas reverberam traços das primeiras experiências de leitura. Com relação à mediação da leitura literária nas oficinas, percebemos que a experiência observada tem potencial para promover uma modificação no tocante à relação dos jovens com a literatura, posto que a forma de mediação valorizou os saberes iniciais dos jovens, alçando-os da condição de espectadores a agentes no processo, tendo como resultado dessa a ampliação do horizonte de expectativas dos leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUma flor nasceu no asfalto: um estudo sobre as práticas de mediadores de leitura nas oficinas da Flibo e sua contribuição para a formação do sujeito leitor.pt_BR
dc.date.issued2022-12-16-
dc.description.abstractThis research had the general objective of analyzing whether and to what extent the practices of literary reading developed by Flibo (Literary Festival of Boqueirão) workers contribute to the formation of young readers of literature. Basedon an exploratory and interpretative nature, this paper is inserted in the Case Study model, with a qualitative approach. It presents the following specific objectives: a) Identifying the theoretical-methodological aspects that support the practices of literary reading in these workshops; b) Understand the contributions of these literary reading practices to broaden the horizon of expectations of young readers.With this aim, the research had as theoretical-methodological subsidy the studies of the Sociology of Reading and History of Reading (CHARTIER, 1994; 2001; 2011); the relationship Literature and Society worked by Candido (2011); the “training of the literary reader”, according to Colomer (2007); the concept of “literary reading mediation” in Petit (2008; 2009 and 2019) and the Aesthetics of reception and Aesthetic Experience, developed by Jauss (1979). The procedures adopted for data production were: a) Application of questionnaires and semi-structured interviews with reading mediators; b) Conducting a focus group interview with young readers who are the target audience of the reading workshops; c) Observation of a literary reading workshop. 4 (four) reading mediators and 3 (three) young readers who participated in reading workshops at Flibo were heard. In the end, it was found that the research participants understand the reader as the main and active element in the text and that their practices reverberate traces of the first reading experiences. Regarding the workshop, we realized that the observed experience has the potential to promote a change in terms of the relationship between young people and literature, since the form of mediation valued the initial knowledge of young people, raising them from the condition of spectators to agents in the process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30756-
dc.date.accessioned2023-07-11T12:45:36Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-11T12:45:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFesta Literária de Boqueirão - PB - FLIBOpt_BR
dc.subjectFlibopt_BR
dc.subjectExperiência Estéticapt_BR
dc.subjectMediadores de leiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectLiterary partiespt_BR
dc.subjectAesthetic Experiencept_BR
dc.subjectReading mediatorspt_BR
dc.subjectFormation of the literary readerpt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - Festa litaráriapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIRÊDO, Verônica Melo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA flower was born on the asphalt: a study on the practices of reading mediators in Flibo workshops and their contribution to the formation of the reader subject.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Veronica Melo de. Uma flor nasceu no asfalto: um estudo sobre as práticas de mediadores de leitura nas oficinas da Flibo e sua contribuição para a formação do sujeito leitor. 2022. 130f. Dissertação ( Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30756pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA MELO DE FIGUEIRÊDO - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2022.pdf996.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.