Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M. G. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9853528303309974pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. H. C. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562460183286851pt_BR
dc.contributor.advisor2WALTER, Luciana Siqueira.-
dc.contributor.advisor2IDWALTER, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512721476131663pt_BR
dc.contributor.referee1GUEDES, Wachington Alves.-
dc.contributor.referee1IDGUEDES, W. A.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalho-
dc.description.resumoA base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleA base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2023-06-29-
dc.description.abstractThe common basis of the curriculum defined by the (BNCC), presents common components for all educational institutions in the country, the diversified part varies according to the state or federation. Full-time education is based on the expansion of teaching hours, full-time education was implemented in Paraíba in 2016, the ECITs, are Technical Integral Citizen Schools, is the school model adopted in the state. The general objective of this research is to analyze the diversified base of technical citizen schools in Paraíba. The theoretical framework used in this work was Laval (2016), Freitas (2017). The methodological approach was of a quantitative nature, with the help of educational documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017; Guidelines for the Operation of Integral Technical Citizen Schools and the State Education Plan of Paraíba 2015-2025. From the analysis of these documents, point to questions that are of paramount importance to understand the changes that occurred in the state of Paraíba, highlighting the matrix, which counts as the disciplines of the technical base, which are the components Tutoring, Youth Protagonism, Experimental Practices, Leveling, Weekly Assessment and Study Orientation. Through this research, it is possible to observe that the disciplines contained in the (BNCC), are still present in the diversified base of technical courses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766-
dc.date.accessioned2023-07-11T14:34:21Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-11T14:34:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíbapt_BR
dc.subjectIntegral Technical Citizen Schools - Paraíba.pt_BR
dc.subjectEducação de tempo integral - Paraíbapt_BR
dc.subjectFull-time education - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino médio técnicopt_BR
dc.subjectTechnical high schoolpt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comumpt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectPlano Estadual de Educação da Paraíbapt_BR
dc.subjectState Education Plan of Paraíbapt_BR
dc.subjectPolítica educacional – currículopt_BR
dc.subjectEducation policy – curriculumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Maria Gessica Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe diversified base of Integral Technical Citizen Schools in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GESSICA PEREIRA DE CARVALHO - TCC MONOGRAFIA LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfMaria Gessica Pereira de Carvalho - TCC Monografia Lic. Ciências Sociais CDSA 2023.1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.