Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
Title: | A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. |
Other Titles: | The diversified base of Integral Technical Citizen Schools in Paraíba. |
???metadata.dc.creator???: | CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | WALTER, Luciana Siqueira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | GUEDES, Wachington Alves. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
Keywords: | Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba;Integral Technical Citizen Schools - Paraíba.;Educação de tempo integral - Paraíba;Full-time education - Paraíba;Ensino médio técnico;Technical high school;Novo ensino médio;New high school;Currículo;Resume;Base Nacional Curricular Comum;Common National Curriculum Base;Plano Estadual de Educação da Paraíba;State Education Plan of Paraíba;Política educacional – currículo;Education policy – curriculum |
Issue Date: | 29-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos. |
Abstract: | The common basis of the curriculum defined by the (BNCC), presents common components for all educational institutions in the country, the diversified part varies according to the state or federation. Full-time education is based on the expansion of teaching hours, full-time education was implemented in Paraíba in 2016, the ECITs, are Technical Integral Citizen Schools, is the school model adopted in the state. The general objective of this research is to analyze the diversified base of technical citizen schools in Paraíba. The theoretical framework used in this work was Laval (2016), Freitas (2017). The methodological approach was of a quantitative nature, with the help of educational documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017; Guidelines for the Operation of Integral Technical Citizen Schools and the State Education Plan of Paraíba 2015-2025. From the analysis of these documents, point to questions that are of paramount importance to understand the changes that occurred in the state of Paraíba, highlighting the matrix, which counts as the disciplines of the technical base, which are the components Tutoring, Youth Protagonism, Experimental Practices, Leveling, Weekly Assessment and Study Orientation. Through this research, it is possible to observe that the disciplines contained in the (BNCC), are still present in the diversified base of technical courses. |
Keywords: | Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba Integral Technical Citizen Schools - Paraíba. Educação de tempo integral - Paraíba Full-time education - Paraíba Ensino médio técnico Technical high school Novo ensino médio New high school Currículo Resume Base Nacional Curricular Comum Common National Curriculum Base Plano Estadual de Educação da Paraíba State Education Plan of Paraíba Política educacional – currículo Education policy – curriculum |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Sociais |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA GESSICA PEREIRA DE CARVALHO - TCC MONOGRAFIA LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdf | Maria Gessica Pereira de Carvalho - TCC Monografia Lic. Ciências Sociais CDSA 2023. | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.