Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, A. B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2856016379061677pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titlePráticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.pt_BR
dc.date.issued2023-06-21-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to understand multiliteracies as a pedagogical proposal for remote teaching of the English language in times of the covid-19 pandemic, affected from the year 2020, using the concept of Learning by Design. For this, authors such as Soares (2009), Kleiman (2005), and Rojo (2004, 2009 and 2015) were used to present the concepts of literacy and multiliteracies. Still in the first section, Cope and Kalantzis (2015) are used to define Learning by Design as a theory of multiliteracy pedagogy, based on Knowledge Processes; and Anecleto and Oliveira (2019), along with Dias and Strecker (2019), to deal with digital technologies related to the teaching and learning process. Moser (2020) and Schneider and Schneider (2020) are also used on the challenges of distance learning during the pandemic period; and Moreira and Dias- Trindade (2020), with the definition of distance education. With that, the didactic proposal presented here could guide us about the construction of knowledge as a two-way street between teaching and learning, integrated in educational scopes - real and virtual - based on knowledge movements (experience, conceptualize, analyze and apply), and its application in the classroom during the pandemic period is feasible.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769-
dc.date.accessioned2023-07-11T15:01:58Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-11T15:01:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLearning by Designpt_BR
dc.subjectPandemia da COVID 19 - ensino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagem por designpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - ensino remotopt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectCOVID 19 pandemic - remote teachingpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectLearning by designpt_BR
dc.subjectEnglish language - remote teachingpt_BR
dc.subjectLinguística.pt_BR
dc.subjectLinguística.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Ana Beatriz da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultiliteracy practices in remote teaching: a pedagogical proposal for teaching English based on learning by design.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ DA COSTA MELO. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfAna Beatriz da Costa Melo. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023.813.75 kBDesconhecido View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.